Leitura orante da Palavra de Deus marca a abertura da 58ª Assembleia Pastoral Regional

A oração e o clima fraterno deram o tom da noite de abertura da 58ª Assembleia Pastoral Regional da CNBB Nordeste 2, nesta terça-feira (26), no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB). O encontro reúne cerca de 150 participantes entre leigas e leigos, religiosas e religiosos, seminaristas, diáconos, padres e bispos de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte em torno do tema “Diocesaneidade: ser igreja a partir da igreja local”.

O lema da assembleia “O que vimos, ouvimos e tocamos, nós vos anunciamos” (1Jo 1,1-3), no entanto, foi o fio condutor para o início dos trabalhos. Após a acolhida do anfitrião, o bispo da Diocese de Campina Grande (PB), dom Dulcênio Fontes de Matos, e do bispo de Cajazeiras (PB) e presidente da CNBB Nordeste 2, dom Francisco de Sales, os participantes fizeram a leitura orante do trecho bíblico norteador do evento.

A Lectio divina foi conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, que logo no primeiro momento da reflexão destacou a unidade com um dos grandes objetivos do mergulho na Palavra de Deus. “Colocando-nos em sintonia com o Santo Padre, o Papa Francisco, com o processo sinodal, com nossas igrejas diocesanas, mas em primeiríssimo lugar com a comunhão trinitária”, afirmou o prelado.

Assim como na Assembleia Pastoral Regional em 2022, a cada versículo proferido, dom Paulo Jackson propôs aos participantes uma meditação relacionando o contexto bíblico com as realidades individuais e comunitárias. Nos diferentes momentos da leitura contemplativa da Palavra de Deus, o arcebispo salientou a importância dessa preparação do coração e do espírito para os dois dias de trabalho que estão por vir.

A primeira noite da 58ª Assembleia Pastoral Regional foi concluída com um momento de oração. A programação será retomada nesta quarta-feira (27), às 7h, com a Celebração Eucarística, na capela do Convento Ipuarana. A Santa Missa será presidida pelo bispo de Salgueiro (PE), dom José Vicente Pinto, que participa pela primeira vez do encontro regional.

Ainda pela manhã tem início a série de conferências, que vão levar os participantes a mergulhar no tema “Diocesaneidade: ser igreja a partir da igreja local”, sob a condução do arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva. Ao todo serão três palestras ao longo do dia, intercaladas com momentos de oração, animação e debates em grupos de trabalho. O segundo dia de assembleia será finalizado com um jantar festivo.

📖 Clique aqui para baixar a Lectio divina (1Jo 1,1-4)

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo