Terra boa, coração aberto, Dom Manoel Delson.

Terra boa, coração aberto

O objetivo daquele que semeia é que a semente caia em terra boa. Mas, na realidade, ela cai na terra. E, algumas vezes, a terra não está preparada. A semente pode se perder pelo caminho, não produzindo os frutos desejados. Assim como a semente, quando a Palavra de Deus cai em “terra boa”, na terra do nosso coração, aí sim essa Palavra dá fruto.

Jesus Cristo nos lança a sua Palavra. E como é fundamental, nos dias de hoje, podermos ouvir a Palavra de Deus, deixando que ela caia, em nosso coração, como terra boa, para produzir frutos. A terra boa é a terra preparada. E nessa terra, que se coloca adubo, se não der chuva, que se coloque irrigação para molhá-la. E o nosso coração, assim como a terra, tem que estar preparado para receber a Palavra de Deus. Ele precisa ter estas condições: estar aberto, acolhedor, sem nenhum obstáculo para que a Palavra caia, germine, produza os frutos desejados.

Quando você sai de casa, para participar da Eucaristia, sabe que a Missa é num determinado horário. Aí você toma banho, veste roupa, pega e olha o relógio – sabe o tempo que gasta para chegar à igreja. E chega na hora certa na igreja, e lá faz uma oração, alguns vão ao Santíssimo, fazem uma visita ao Cristo Sacramentado, tem um diálogo com Ele. Depois se coloca no momento para a Celebração, cantando, participando, rezando, e ouvindo com atenção à Palavra. Depois da Proclamação da Leitura, você senta para ouvir o comentário, a homilia do sacerdote ou do Arcebispo. Essa preparação que você faz, sempre que vai à Missa, ela é muito importante, porque você está fazendo isso para ir receber a Palavra de Deus.

O coração preparado é o coração aberto para receber a Palavra com alegria, e com o compromisso de, saindo da igreja, colocá-la em prática. Ela é como a chuva que cai. Ela não volta para Deus – escorre produzindo os frutos desejados, sendo realizado aquilo que Deus diz e quer. A chuva vem fecundar a terra, gerar vida, transformar a realidade. A Palavra de Deus que cai na terra do nosso coração, como chuva divina, vem mudar a nossa vida, transformar o nosso ser, moldar a nossa existência, para que tomemos a feição de filhos e filhas do Pai. Isso é maravilhoso! E a Palavra de Deus muda a nossa vida. Ela nos corrige, ela nos exorta, ela nos faz compreender e nos convence do que é bom, do que devemos fazer, ela nos entusiasma, e nos anima, para continuarmos no caminho do Senhor. A Palavra de Deus nos enche de esperança. E nos compromete para o bem, para a verdade, com a justiça e com a paz.

Dom Manoel Delson

Arcebispo Metropolitano da Paraíba

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo