Paróquia de Santa Maria Mãe de Deus está em festa

A Paróquia de Santa Maria Mãe de Deus, no bairro da Macaxeira, zona norte do Recife, começa hoje (22/12) sua 72ª festa da padroeira, com procissão da bandeira saindo às 18h30 da Carrapateira e celebração da santa missa na igreja matriz às 19h30. A festa segue até o dia 1º de janeiro, solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, com procissão também às 18h30 e missa presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido (ver programação abaixo).

Segundo o pároco, padre Antônio Diego Santos da Cunha, a festa deste ano é ainda mais especial, pelo fato de a paróquia celebrar seu Jubileu de Brilhante. Fundada há 60 anos pelo então arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio de Almeida Morais Júnior, a paróquia nasceu do desmembramento da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Casa Forte. “Ao longo dessa história, nossa paróquia contribuiu para o desenvolvimento do bairro nos âmbitos espiritual, humano e social”, diz o pároco. “Por isso convido todos os nossos paroquianos para celebrar mais esta festa com muita fé, alegria e dedicação, fazendo desse período um verdadeiro retiro espiritual”, completou.

De 22 a 30 de dezembro, os paroquianos se encontram na igreja matriz às 18h30 para a oração do terço e da novena de Santa Maria Mãe de Deus, seguida de missa às 19h30. No dia 31, último dia do ano, os horários serão diferentes: terço e novena às 21 horas e santa missa às 22 horas, seguida de louvor, adoração e bênção do Santíssimo até a virada do ano.

No dia 1º de janeiro, dia de Santa Maria Mãe de Deus, haverá celebração de duas missas solenes: dom Antônio Tourinho Neto, bispo eleito para a diocese de Cruz das Almas, preside a santa missa às 10 horas da manhã; e o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, participa da solene procissão de encerramento da festa às 18h30, saindo da igreja matriz, e preside a celebração em seguida, às 19h30.

O título de Santa Maria Mãe de Deus é o primeiro dogma mariano (Theotokos), proclamado no Concílio de Éfeso em 431. O dogma diz que, em Jesus, há duas naturezas: humana e divina. Em outras palavras, Jesus é verdadeiro Deus e Verdadeiro homem e essas duas naturezas são inseparáveis. Sendo Maria mãe da pessoa de Jesus, cujas naturezas não se separam, ela é, portanto, Mãe de Deus.

A Sagrada Escritura confirma a maternidade divina de Maria, relatando que, ao ser visitada por Maria, sua prima Isabel exclamou: “Donde me vem a honra de receber a mãe do meu Senhor” (Lc 1,43). A expressão “Senhor” era usada pelos judeus para se referir a Deus. Isabel, assim, chamou Maria de “mãe do meu Deus”.

Pascom AOR

 

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo