Diocese de Pesqueira (PE) instala tribunal e abre oficialmente processo de beatificação e canonização da irmã Adélia

O “Domingo da Alegria” (Laetare) foi verdadeiramente de júbilo para a Igreja no Brasil, pois no último dia 10 de março, abriu-se oficialmente a causa de beatificação e canonização da Serva de Deus, irmã Adélia. A cerimônia, conduzida pelo bispo da Diocese de Pesqueira (PE), dom José Luiz Ferreira Salles, aconteceu no Teatro Madre Chantal, no Recife (PE), com a instalação do Tribunal Diocesano, seguida da celebração da Santa Missa em ação de graças.

Além de familiares, amigos e admiradores da irmã Adélia, participaram da solenidade a superiora-geral do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, irmã Eulália Maria, e a superiora provincial do Brasil, irmã Cleonice Santos. O arcebispo emérito de Vitória da Conquista (BA), dom Luís Gonzaga Pepeu, e o bispo emérito de Nazaré (PE), dom Severino Batista também estiveram presentes no ato.

A sessão pública de instalação do Tribunal Diocesano apresentou o frei Jociel Gomes como postulador da causa de beatificação e canonização da irmã Adélia. O religioso irá conduzir os trabalhos do grupo que é responsável por coletar documentos e depoimentos sobre a religiosa candidata a ser a primeira santa pernambucana.

A Diocese de Pesqueira também anunciou a Comissão Histórica, que tem a função de juntar os escritos e documentos de irmã Adélia, catalogá-los e emitir parecer. A equipe presidida pelo professor Carlos André Moura tem como membros Pedro Lopes, Edmilson Júnior e a irmã Rosimar Santos.

“Estamos trabalhando neste processo desde 2018, com coleta de fontes, análise de dados e envio de materiais ao Vaticano. Com a instituição do Tribunal Eclesiástico, o nosso trabalho será subsidiar a Diocese de Pesqueira e o Vaticano com informações históricas sobre a personagem central do processo”, explicou o presidente da comissão.

Nesta etapa, é importante que fiéis que tiveram contato com irmã Adélia ou por intercessão da freira alcançou alguma graça possa relatar seus testemunhos à comissão instituída. Os contatos devem ser feitos por telefone (81) 99970.0021 ou pelo e-mail [email protected].

“As pessoas que alcançaram graças por intercessão da irmã Adélia precisam vir contar [sua experiência] porque é um processo longo, lento e de discernimento, por isso precisamos de orações. Mas é um processo também que quem vai confirmando as virtudes de santidade é o povo de Deus”, afirmou dom José Luiz.

Para a superiora provincial do Brasil do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, irmã Cleonice Santos, este novo tempo com o processo de beatificação e canonização da irmã Adélia será um período de alegria e conversão pessoal.

“Eis aí um caminho a percorrermos com interpelações do Espírito de Deus para que nós também caminhemos com os olhos fixos em Jesus”, disse a religiosa.

ORAÇÃO PELA CAUSA DE BEATIFICAÇÃO E PEDIDO DE GRAÇAS PARA IR. ADÉLIA MEDIANTE SUA INTERCESSÃO

Pai de amor e de bondade, quisestes que vossa filha Ir. Adélia respondesse com generosidade ao Vosso chamado, como seguidora do Vosso Filho, por meio de uma vida orante, humilde, obediente e doada à causa dos preferidos do Reino. Inspirada em Maria, Mãe da Divina Graça, anunciou a Boa Notícia de Jesus para a conversão dos pecadores. Suplicamo-vos, que se for da Vossa vontade e para o nosso bem, dignai-vos glorificá-la, diante da Igreja, concedendo-lhe a glória dos altares. E por sua intercessão nos obtenha a graça que confiantes vos pedimos (pede-se a graça). Por Cristo Nosso Senhor na unidade do Espírito Santo. Amém!

Oração com a aprovação eclesiástica do Bispo da Diocese de Pesqueira, dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR

Com informações da Ascom UPE, Pascom Pesqueira e Pascom Olinda e Recife
Foto de capa: Ascom UPE

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo