COMISSÃO EPISCOPAL PARA A JUVENTUDE LANÇA PROJETO “CUIDAR DA VIDA” DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO ENTRE JOVENS

A Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança o projeto Cuidar da Vida – Prevenção ao Suicídio de Adolescentes e Jovens, a ser desenvolvido com a Pastoral Juvenil e a Pastoral da Educação em vista de capacitar agentes e formar líderes em todo país que possam ser multiplicadores da formação de outras lideranças locais.

O lançamento acontece no Encontro Nacional de Bispos Referenciais e Assessores de Juventudes dos 19 regionais da CNBB que acontece dias 14 e 15 de março na Casa Dom Luciano, na Asa Norte, em Brasília. O projeto “Cuidar da Vida” é uma das ações do Plano de Pastoral Juvenil da Igreja no Brasil “Ao Seu Lado” que teve uma segunda edição lançada em fevereiro deste ano.

Também no sábado e domingo, a ação será lançada em reunião da Comissão para a Juventude e a Coordenação Nacional de Jovens e Jovens Conectados, no mesmo local.

De acordo com o bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, dom Vilson Basso, o projeto “Cuidar da Vida” é uma iniciativa, organizada pelas juventudes da Igreja no Brasil e pela Comissão da CNBB, que busca dar uma resposta ao fato apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de que o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 18 a 29 anos.

“A promoção da vida das juventudes em nosso país é urgência que se faz sentir a cada dia e este projeto é uma resposta concreta aos apelos pela vida em plenitude para os jovens brasileiros’”, afirmou dom Vilson.

A proposta pedagógica dos minicursos (ver cronograma abaixo) foi criada por um grupo de especialistas, sendo 6 psicólogos e um suicidólogo, todos envolvidos na evangelização das juventudes, e é voltado para as lideranças que atuam diretamente com adolescentes e jovens em contexto pastoral. Os encontros serão por macrorregiões e terão vagas limitadas.

Dom Vilson gravou um vídeo convidado a Igreja no Brasil a se somar à esta causa:

Informações sobre o curso

O Projeto “Cuidar da vida – Prevenção de suicídio entre adolescentes e jovens”, da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB tem como objetivo a formação de multiplicadores que possam atuar na prevenção do suicídio entre adolescentes e jovens no contexto dos grupos e movimentos juvenis e nas escolas, sobretudo as escolas públicas.

A colaboração voluntária de psicólogos e educadores católicos, que somam à sua experiência  profissional sua atuação pastoral, muito tem a contribuir com a problemática do suicídio que tem crescido em números e expressa-se em comportamentos e sentimentos que podem ser percebido nos ambientes em que os adolescentes e jovens se encontram e, assim, ser evitado e trabalhado com aqueles que sobrevivem ou perdem desta forma, entes queridos.

Para isso, o projeto, aprovado pela CNBB e proposto pela Comissão para a Juventude propõe a formação de lideranças que possam atuar junto aos adolescentes e jovens e na capacitação de agentes de pastoral em favor da vida, na prevenção do suicídio e no cuidado e consolo com as pessoas/famílias ligadas àqueles que se suicidaram.

A promoção da vida das juventudes em nosso país é urgência que se faz sentir a cada dia e este projeto é uma resposta concreta aos apelos pela vida em plenitude dos jovens brasileiros.

Como vai funcionar?

A Comissão de Juventude propõe como critérios  para participação na capacitação que os indicados sejam:  maiores de 18 anos; atuem ou tenham atuado como liderança na Pastoral Juvenil; não estejam em situação de fragilidade física ou emocional; tenham capacidade de comunicação e disponibilidade para promover encontros de repasse no regional e dioceses; A pessoa possa participar integralmente da formação – do início ao fim.

A formação será certificada pela Comissão Episcopal para a Juventude, a CNBB e a Cátedra de Juventude da Universidade Católica de Brasília (UcB). Será cobrado um valor simbólico aos participantes do curso.  A partir do encontro possa suscitar uma rede pela vida das juventudes, via online e com partilha de experiências preventivas.

Para a Pastoral Juvenil e Pastoral da Educação, haverá valor diferenciado. Aos convidados o pagamento da inscrição será integral, incluindo os custos da hospedagem, por essa razão pedimos certa discrição na questão de pagamentos. Há diferença nos valores das casas de retiros, por isso, os valores serão divulgados em cada regional. Importante ressaltar que o deslocamento será de responsabilidade de cada regional, diocese e/ou do próprio participante, bem como a taxa de inscrição.

Cronograma e inscrições:
Conheça mais detalhes e cronograma e regiões aqui “Cuidar da Vida”

Dúvidas e informações
E-mail: [email protected]

Fonte: CNBB

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo