Visita pastoral arquidiocesana contempla paróquia de Fátima em Olinda

Neste final de semana, o arcebispo dom Fernando Saburido e o bispo auxiliar, dom Antônio Tourinho Neto, junto com a comitiva da Arquidiocese de Olinda e Recife realizaram a visita pastoral à paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Bairro Novo, Olinda. Receberam a comitiva arquidiocesena na matriz o monsenhor Lino Duarte, vigário geral da Arquidiocese e pároco em Bairro Novo há 41 anos e o vigário episcopal de Olinda, monsenhor José Albérico Bezerra. Também participaram da visita o coordenador das Pastorais na Arquidiocese, padre Josenildo Tavares. O objetivo das visitas é aproximar o pastor de seu rebanho, animando a atividade pastoral nas paróquias por meio do conhecimento das dificuldades e sugestão de soluções.

A visita pastoral teve início com a acolhida e a oração, na igreja matriz. Dom Fernando estava feliz, pois o dia 1° de julho representa uma data especial para ele, quando faz oito anos do anúncio de sua nomeação para a Arquidiocese de Olinda e Recife. Após a recepção ao grupo, a Pastoral da Saúde apresentou o projeto musical e social desenvolvido em parceria com a Pastoral Carcerária com crianças e adolescentes da comunidade Vila Esperança. As crianças tocaram flauta doce e encantaram os presentes. Dom Fernando Saburido, dom Antônio Tourinho e comitiva participaram do Encontro com o Conselho Pastoral Paroquial (CPP), quando os agentes de pastoral apresentam os desafios e andamento dos trabalhos na paróquia.
No final da manhã, aconteceu no salão paroquial o Encontro com as Comissões Pastorais de Laicato, Catequese, Liturgia, Pastorais Sociais, Vida e Família e do Dízimo.
Levando palavras de conforto aos pacientes e familiares, o bispo auxiliar da arquidiocese, dom Antônio Tourinho, visitou em Bairro Novo os hospitais Tricentenário e São Salvador, além do lar geriátrico Arco-Iris. À tarde, dom Tourinho conheceu de perto as dificuldades e perseverança dos paroquianos, visitando as comunidades Vila Esperança, a capela Virgem dos Pobres e São João Batista. A agente da Pastoral da Saúde, Marcília Pessoa, que atua há vinte anos como voluntária na paróquia, relatou que inicialmente a Pastoral da Saúde detectou a necessidade de atuar em parceria com a Pastoral Carcerária no local.

 

Segundo Marcília, a situação de violência na Vila Esperança era tamanha, que havia famílias em que três a quatro membros tinham sido assassinados, devido a envolvimento com o tráfico de drogas ou roubo e também era verificado que famílias com dois a três membros presos. “Por isso, criamos o projeto musical Vila Esperança, para oferecer um suporte aos jovens da comunidade, ensinando noções de cidadania, disciplina e arte para as crianças e adolescentes do local”, conclui a agente de pastoral.  O monsenhor José Albérico lembrou que o trabalho da Pastoral da Saúde da paróquia de Fátima em Bairro Novo é pioneiro na Arquidiocese, tendo permanecido ativo por mais de 40 anos, atuando nas dimensões solidária, comunitária e de política institucional. O primeiro dia da visita foi encerrado com o encontro com os moradores de rua que recebem o sopão na matriz paroquial e a celebração da Santa Missa da Solenidade de São Pedro e São Paulo, presidida por dom Fernando, na capela de São José dos Pescadores, à beira-mar de Olinda, no bairro do Carmo.

No domingo, 02/07, os quarenta idosos assistidos pela Pastoral do Idoso foram saudados pelo arcebispo no salão paroquial. Dentre os idosos, dom Fernando reencontrou dona Maria José Felipe, de 90 anos, que trabalhou até aposentar-se como cozinheira no mosteiro de São Bento e mora hoje no bairro de Bonsucesso. A visita pastoral contou ainda com o encontro com as religiosas de três congregações que atuam no bairro: Beneditinas Missionárias de Tutzing, Carmelitas Missionárias e Carmelitas da Divina Providência. Dom Antônio Tourinho, vigário episcopal do Vicariato Pessoal para a Vida Consagrada, dom Fernando Saburido, monsenhor Lino e monsenhor José Albérico foram cordialmente recebidos pelas as freiras no colégio Imaculado Coração de Maria, que existe no bairro há mais de sessenta anos.

À tarde, dom Fernando reservou um momento para dialogar com os jovens da paróquia e a Comunidade Missão Totus Tuus. Para encerrar a programação, o arcebispo presidiu a Santa Eucaristia na solenidade de São Pedro e São Paulo, concelebrada pelo pároco monsenhor Lino, pelo monsenhor José Albérico e pelo vigário paroquial, padre Lima, na matriz de Nossa Senhora de Fátima. Em sua homilia, o arcebispo exortou os fiéis a seguirem o modelo de Pedro, que após ser retirado do cárcere, não se intimidou e continuou com a sua missão profética. Ao término da Missa, dom Fernando agradeceu ao monsenhor Lino e aos paroquianos pela acolhida durante a Visita Pastoral.

(Pascom Arquidiocese)

 

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo