Seminaristas arquidiocesanos visitam dom José Cardoso em seu aniversário natalício

Na manhã desta sexta-feira, 30/06, dia em que o arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, completa 84 anos de idade, uma visita o encheu de alegria em Goiana, mata norte do estado. Dom José recebeu em sua residência, no convento Santo Alberto, a visita de um grupo de seminaristas da Arquidiocese. Sob a coordenação de padre João Bosco Costa Lima, reitor do Seminário Nossa Senhora da Graça, o grupo cantou junto com o aniversariante, na igreja do Carmo, que faz parte do convento dos frades carmelitas. Também integraram a comitiva os padres José Severino, vice-reitor do seminário e Plácido Paz, diretor espiritual dos seminaristas. De acordo com padre Bosco, o arcebispo emérito mostrou-se muito satisfeito com a lembrança de seu aniversário natalício e entoou espontaneamente diversos cânticos religiosos. Em 1° de maio, dom José Cardoso completou 61 anos de sacerdócio.

Padre Luciano Brito, presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral da Comunicação, lembrou que o arcebispo emérito fez muito pela promoção sacerdotal, chegando a ordenar 55 padres em seu arcebispado. Uma comitiva arquidiocesana liderada pelo bispo auxiliar, dom Antônio Tourinho Neto, pretendia ir a Goiana para concelebrar a Santa Missa de Ação de Graças, porém, não foi possível, devido aos protestos da greve geral que bloquearam a BR-101 na manhã de hoje. As irmãs do arcebispo emérito, Judite e Dorotéia Cardoso, também ficaram impossibilitadas de viajar pelo mesmo motivo.

A Arquidiocese de Olinda e Recife rende graças a Deus pelo dom da vida de dom José Cardoso, que exerceu o seu arcebispado incansavelmente por 28 anos.

História – Dom José Cardoso Sobrinho foi ordenado sacerdote em 28 de abril de 1957. Foi ordenado bispo em 07 de maio de 1979 e nomeado arcebispo em 10 de abril de 1985, assumindo a Arquidiocese de Olinda e Recife, em substituição a Dom Hélder Câmara. Entre 1987 e 1991, foi presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Ao completar 75 anos de idade em 30 de junho de 2008, encaminhou ao papa Bento XVI sua carta de renúncia ao cargo de arcebispo (a idade-limite de 75 anos para a entrega da função é estabelecida pelo Código Canônico), sendo sucedido pelo atual arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

(Pascom AOR)

 

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo