Solenidade de Pentecostes reúne fiéis no Parque 13 de Maio

O povo esperava água, mas caiu mesmo fogo do céu. Uma tarde sem nuvens embalou a solenidade de Pentecostes neste domingo (04/06), no Parque 13 de Maio, no centro do Recife. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, escolheu a área mais arborizada do centro da cidade para celebrar Pentecostes.

O público chegou cedo para acompanhar as apresentações musicais no palco montado para a festa, com louvor e animação comandados pela Comunidade Boa Nova, padre Rosivaldo Torres e padre Damião Silva. A programação musical começou às 14 horas, com animação do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ).

A missa teve início às 17 horas, logo após a chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima, embalada pela voz da cantora Cristina Amaral. A imagem veio do Santuário de Fátima, no bairro da Boa Vista, onde houve reunião do arcebispo com representantes das Novas Comunidades. Arcebispo, padres, diáconos e seminaristas abriram caminho no meio da multidão para a celebração eucarística, presidida pelo arcebispo.

“A solenidade de hoje nos lembra o nascimento da Igreja e a unidade que a faz bela, mas nos lembra, sobretudo, que é missão do cristão anunciar a Palavra de Deus, principalmente por meio das atitudes, da vivência diária do evangelho, verdadeiro legado de amor”, disse dom Fernando em sua homilia.

A Arquidiocese escolheu realizar a solenidade de Pentecostes no Parque 13 de Maio por ter sido este o local que acolheu o único Congresso Eucarístico Nacional realizado no Recife até hoje, em 1939, e então anunciar aos fiéis, oficialmente, que a cidade sediará novamente o Congresso Eucarístico, em 2020. “Será uma grande bênção para o Recife viver dias onde se viva, reflita e respire a Eucaristia, com participação e colaboração de pessoas vindas de todos o Brasil”, afirmou o arcebispo. A decisão de realizar o próximo Congresso na capital pernambucana foi tomada na última Assembleia da CNBB, no mês de maio, em Brasília.

No Parque 13 de Maio, famílias inteiras comemoraram a decisão. Milhares de pessoas participaram da solenidade, que contou com equipes de coleta, eucaristia, organização e limpeza do espaço. “É importante que deixemos o parque limpo como encontramos, lembrando sempre o cuidado com a natureza e com o espaço comum”, comentou um dos voluntários.

DESTAQUES

REDES

Acessar o conteúdo