Padre Fábio Farias Leite assume coordenação arquidiocesana das Novas Comunidades

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, esteve no Santuário de Fátima, no bairro da Boa Vista, no Recife, para um encontro com representantes das Novas Comunidades, com o objetivo de levar-lhes uma palavra de apoio e incentivo em sua vida missionária. Participaram as comunidades Lumen, Porta Fidei, Shalom, Semente de Vida, Ruah, Sal e Luz, Rainha da Paz, Chamas, Meu Senhor e Meu Deus, Diante do Altar, Viventes, Deus Conosco, Obra de Maria, Resgate, Timóteo, Manain, A Face de Deus, Movidos pela Fé.

“Somente pela unidade podemos caminhar”, disse o arcebispo no início do encontro. “Somos todos cristãos, católicos, e vocês são exemplo de vida para muitas pessoas que não valorizam a Igreja em seu dia-a-dia, que não descobriram ainda o comprometimento com o Evangelho”, comentou.

Com o santuário lotado, dom Fernando Saburido pediu que fosse lido um documento importante para todos. Tratava-se da provisão canônica que empossava o padre Fábio Farias Leite, sdb, como novo Assistente Arquidiocesano para as Novas Comunidades, em substituição ao padre Moisés Ferreira de Lima, que acumula funções de pároco, secretário do Arcebispado e coordenador da equipe de Liturgia da Arquidiocese.

A pedido de padre Fábio, o arcebispo terá um momento de oração e partilha com as Novas Comunidades todos os anos, sempre no domingo de Pentecostes. “A fala de nosso arcebispo fará parte de uma programação intensa, que vai começar de manhã cedinho com os integrantes das novas comunidades e encerrar com chave de ouro na solenidade de Pentecostes, presidida por ele, junto com padres, diáconos e o povo de Deus”, informou padre Fábio aos presentes, sob aplausos.  

A abertura da Igreja para as novas comunidades teve seu apogeu na época do papa João Paulo II, que se reuniu com comunidades do mundo inteiro em 1998, reconhecendo sua existência e animação para a vida da Igreja. São adaptações da vida em comunidade, como a dos religiosos consagrados, mas em vivência de leigos, sempre com orientação espiritual de um padre. As comunidades são formadas por leigos e padres engajados em projetos de evangelização nascidos, em sua maioria, da Renovação Carismática Católica.

Pascom AOR

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo