Seminarista Thales Figueiredo faz Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade

0
148

A Catedral da Sé Metropolitana, em Olinda, foi o cenário de dois acontecimentos marcantes para as vocações da Arquidiocese de Olinda e Recife, na manhã deste domingo, 21/01. O arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido, presidiu a celebração eucarística e durante a Santa Missa, o seminarista Thales Figueiredo fez a sua Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade, em preparação para a ordenação como diácono transitório. Na ocasião, a nova diretoria da Comissão Arquidiocesana de Diáconos Permanentes tomou posse.

Na homilia, dom Fernando destacou a leitura da profecia de Jonas, que mostrou ao povo de Israel a necessidade de conversão urgente. Com o êxito de sua pregação, Jonas persuadiu a população de Nínive e a mesma foi poupada da ira divina, por meio de jejum, oração e penitência. Dom Fernando lembrou que nos dias atuais ainda não há espírito de conversão sufuciente. “Precisamos ter disponibilidade total para fazer a adesão ao Reino de Deus, como hoje faz o nosso irmão Thales”, salientou o arcebispo.

O seminarista Thales Figueiredo, candidato ao sacramento da Ordem do Grau do Diaconato, fez a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade diante do arcebispo dom Fernando Saburido e demais membros do clero arquidiocesano. O rito da Profissão de Fé é a declaração pública do candidato que afirma crer na fé da Igreja e em tudo o que ela ensina. O Juramento de Fidelidade declara que o candidato conhece as obrigações do ministério e abraça livremente o Sacramento da Ordem.

No decorrer da santa missa, foi realizada a leitura da nomeação da nova diretoria da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos Permanentes, que ficou composta da seguinte forma: Diácono Sílvio Mário Pereira (presidente), diácono Jaime Bomfim (vice-presidente), diácono Aerton Alexander de Carvalho (secretário), diácono Severino Delfino da Silva (Tesoureiro), diácono Sérgio Douets Vasconcelos (coordenador da formação) e diácono Robson Ferreira da Cruz (coordenador do conselho fiscal). O padre Josenildo Tavares foi nomeado como orientador espiritual da comissão.  Antes da bênção final, dom Fernando anunciou que a irmã Clarinda, da congregação das Pias Discípulas do Divino Mestre e integrante da Comissão de Liturgia na Arquidiocese, estava de partida para São Paulo, a pedido de sua congregação. Dom Fernando agradeceu a irmã Clarinda pelos serviços prestados a esta Igreja Particular.

A ordenação diaconal do seminarista Thales ocorrerá durante a celebração eucarística da festa litúrgica de São Paulo Apóstolo, dia 25/01 (quinta-feira), às 19h, na matriz de Nossa Senhora Rainha da Paz, paróquia de Pontezinha, no município do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, solenidade a ser presidida por dom Fernando Saburido. A ordenação presbiteral está agendada para o dia 1° de julho, na Basílica do Carmo, no Recife.

(Pascom Arquidiocese)