Seminário de Capacitação da CF (Campanha da Fraternidade 2018)

O Regional NE2, realizou nos dias 16 e 17 de novembro, o Seminário de Mobilização para CF 2018, contanto com a presença de representantes das províncias de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, totalizando 51 participantes.

O início na quinta feira a noite, com acolhida dos participantes, na sexta feira foi o dia de estudo e aprofundamento  relacionada a Campanha da Fraternidade 2018, que traz como tema: Fraternidade e superação da violência.

O encontro contou com a metodologia do VER, JULGAR e AGIR, bem como com as assessorias:

Pe. Egidio ( VER)

Um dos maiores desafios no campo da segurança pública é a garantia de políticas públicas que transformem a vida das pessoas. A educação tem um papel fundamental.

A violência no Brasil não é um fato pontual. Desde o período colonial foi sendo constituída uma sociedade na qual umas pessoas recebem tratamento melhor do que as outras. Havia a ideia de que o homem branco era superior a índios e negros.

Dom Paulo Jackson (JULGAR)

O tema da violência está muito presente na Sagrada Escritura. Em contradição ao projeto de Deus, a violência será sempre condenada por Ele, através dos profetas e, sobretudo, por Jesus Cristo que, respondendo à pergunta: “Qual o maior de todos os Mandamentos”, responde: “Amarás o Senhor teu Deus e ao teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22, 34-40). Encontramos aqui fortes denúncias dos danos provocados pela violência, proibição de atos violentos e de pessoas por atitudes violentas

Tafnes (AGIR)

A superação da violência exige de todos nós, da sociedade civil organizada, da Igreja e dos poderes constituídos, a formulação de políticas públicas que assegurem o direito de todas as pessoas para que vivam em uma sociedade e uma cultura de paz. Dentre os maiores males causados pela violência, um desses males que faz adoecer o ser humano é o medo.

 

 

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo