Dom Fernando vivencia Dia do Pobre em visita pastoral a Cavaleiro

A Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, recebeu neste final de semana o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Recebido em ritmo de forró, com letra especialmente produzida para a ocasião, dom Fernando conheceu mais de perto a paróquia, que é administrada pelos padres da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração: padre Luís Telmo Feitosa é o administrador e o padre Marconi Lira é o vigário. O arcebispo foi à Paróquia em visita pastoral, momento em que partilha as experiências pastorais na matriz e nas comunidades, conversando com os fiéis. “Este momento é muito importante para a Arquidiocese, é nosso dever acompanhar de perto as pastorais para animar e orientar a vida dos fiéis na Igreja”, disse o arcebispo.

A visita teve início no sábado (18/11), às 8h30, com reunião das Comissões Pastorais Paroquiais (CPP), com presenças de representantes das pastorais de Liturgia, Laicato, Social, Comunicação, Cultura, Juventude, Idoso e outras. A comitiva do arcebispo, a partir de então, visitou as oito comunidades pertencentes à paróquia: Nossa Senhora da Vitória, Santo Antônio, Nossa Senhora dos Prazeres, São Vicente, Jesus Misericordioso, São José (no Alto da Colina), São José Operário e São Sebastião. Dom Fernando conheceu também o Centro de Evangelização São José, que fica próximo ao abrigo Cristo Redentor.

No primeiro dia de visita, aconteceu na matriz um momento dedicado às crianças da paróquia. Participantes da catequese para a Primeira Eucaristia e também do movimento da Infância e Adolescência Missionária, as crianças ouviram palavras de incentivo do arcebispo e fizeram a eles perguntas curiosas, como: “Quando o senhor era criança, gostava de brincar de quê?” ou “o senhor já pensou em desistir de ser padre?”. O carinho das respostas deu o tom do encontro, que vai ficar marcado na vida das crianças e dos pais presentes.

Ainda no sábado, a matriz de Nossa Senhora de Lourdes viveu a graça do sacramento do Crisma, ministrado para os jovens e adultos da Paróquia. É uma celebração de envio: a partir do sacramento, os crismados devem seguir em missão, engajando-se em atividades da Paróquia e ajudando em suas pastorais.

No domingo (19/11), de acordo com o que pedia o Papa Francisco na instituição do Dia dos Pobres, o arcebispo deu atenção a essa parcela mais necessitada da comunidade, visitando um hospital do bairro e o abrigo Cristo Redentor. “Lembremos que, como diz o Papa em sua carta, há dimensões diferentes de pobreza: não somente a material, mas a que existe na doença, no abandono, na injustiça, na indiferença, e muito – ou tudo – isso encontramos nesses irmãos que estamos visitando”, comentou o arcebispo.

No hospital Nossa Senhora de Lourdes, de propriedade privada mas que faz atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o arcebispo teve a alegria de conhecer o Dr. Jonas Lopes, que foi cortador de cana e agora é médico na instituição. Segundo um dos proprietários do hospital, Leonardo Selva, o Dr. Jonas conquistou colegas, funcionários e pacientes com seu tratamento cuidadoso e extremamente humano. “Ele vê o paciente como um irmão, um igual, como deve ser”, comentou Leonardo Selva.

No abrigo Cristo Redentor, a presença de dom Fernando causou emoção. Foi lá que o arcebispo reservou um momento para comentar a carta do papa Francisco sobre o Dia dos Pobres. “Não tem sentido ser cristão sem se preocupar com os pobres”, disse. Pediu que os fiéis refletissem sobre o trecho da carta de São Paulo que abre a mensagem do Papa Francisco, que diz que “não amemos com palavras, mas com obras” e se disse privilegiado por viver o Dia dos Pobres entre os irmãos do abrigo.

Após um encontro com os jovens da Paróquia, uma celebração eucarística encerrou a visita pastoral à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Cavaleiro. A missa foi presidida pelo arcebispo e concelebrada pelos padres da Paróquia e pelo vigário episcopal da região, padre Sérgio Pereira. Momento de graça para os fiéis, que agradeceram o arcebispo pela partilha nas comunidades durante o final de semana.

Pascom AOR

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo