Quatro mil pessoas participam de ordenação presbiteral no Recife

O Domingo da alegria, terceiro domingo do Advento, foi celebrado  (17/12) na Arquidiocese de Olinda e Recife com a ordenação de nove novos padres para a messe do Senhor. Parentes, amigos e conterrâneos estiveram na basílica do Sagrado Coração, no Colégio Salesiano, região central do Recife, para participar da celebração presidida pelo arcebispo, dom Fernando Saburido. Foram quatro horas de celebração (das às 15h às 19h). Nos primeiros bancos da Igreja, as famílias dos nove candidatos à ordenação: Adailton de Moura Sousa, Charles de Araújo Costa, Douglas Severo de Moraes, José Amaro dos Santos Neto, José Gustavo Nascimento da Silva, Kaio Henrique Cavalcanti Duarte Lima, Marcos Paulo da Silva, Paulo Dutra de Morais Barboza e Sérgio Muniz de Andrade.

“Eu não me recordo do dia em que ordenamos nove padres de uma só vez, de modo que essa é uma grande graça para a Igreja”, disse dom Fernando. “O dia de hoje traz muitos motivos para nos alegrar: o Papa Francisco comemora 81 anos de vida e eu completo 34 anos de ordenação sacerdotal”, concluiu.

No espírito da celebração, o casal Maria do Rosário Dutra e Jailton de Morais comemorou 40 anos de casados, vendo o filho Paulo Dutra, de 35 anos, se tornar padre. “Um presente de muito especial que Deus reservou para nós, uma graça para toda a família”, disse dona Rosário.

A celebração foi presidida por dom Fernando Saburido, concelebrada pelo bispo eleito de Cruz das Almas, dom Antônio Tourinho Neto, pelo bispo emérito de Nazaré, dom Severino de França, e pelos reitores dos seminários Maior e Menor da Arquidiocese, padres Bosco e Severino. O bispo emérito de Maceió, dom Edvaldo Amaral, participou da celebração, junto com mais de 70 padres da Arquidiocese de dioceses vizinhas.

Toda a celebração obedece a uma ordem de ritos com significados para a Igreja: a apresentação dos futuros padres, a promessa de obediência ao bispo, a ladainha, a imposição das mãos, a vestição, a unção e amarração das mãos, a prece de ordenação. Um dos momentos mais emocionantes foi a ladainha de Todos os Santos, com os diáconos futuros sacerdotes prostrados no chão, a entrega do cálice a cada novo padre e sua apresentação diante da comunidade presente. “É com muita emoção e alegria que eu declaro que esses nove são agora sacerdotes, presbíteros do povo de Deus”, disse dom Fernando, seguido de uma salva de palmas.

A aposentada Maria Aline Cavalcanti Gomes assistiu a todos os detalhes do rito do lado de fora da basílica, que ficou lotada uma hora antes do início da celebração.  Ela veio de Amaraji, na mata sul do Estado, num dos ônibus cedidos pela prefeitura. “Amaraji veio em peso ver o diácono José Gustavo, filho de nossa terra, ser ordenado padre, porque é uma grande bênção para todos nós”, comentou.

Ao final da celebração, depois de receberem o abraço do arcebispo e dos bispos e padres presentes, os novos sacerdotes se abraçaram com emoção. O neo-ordenado padre Charles Araújo Costa proclamou suas palavras de agradecimento, em nome dos nove, agradecendo, em primeiro lugar, ao Sagrado Coração de Jesus. “Desde o lema, passando pelos paramentos, pela dificuldade em achar um local para a ordenação, em tudo o coração de Nosso Senhor nos conduziu, tudo foi escolha dele”, disse padre Charles. Em seguida, agradeceu  ao arcebispo pelo investimento em sua formação, pelo acompanhamento e pela ordenação no ministério de Cristo; a dom José Cardoso Sobrinho que os recebeu no seminário; a dom Antônio Tourinho pelo carinho e atenção dispensados, pela ordenação diaconal e pela condução no retiro espiritual em preparação à ordenação presbiteral; aos seminaristas pelo incentivo, prometendo rezarem por sua perseverança; às paróquias e comunidades por onde passaram em estágio e a seus párocos; ao povo de Deus, pela ajuda, encorajamento e orações; e a todos os que contribuíram para este dia, como a Reitoria da Basílica do Sagrado Coração, a Cúria Arquidiocesana, a Comunidade Porta Fidei e a Editora Vozes.

Emocionado, o padre Charles concluiu: “Aqui não é o ponto de chegada, mas o ponto de partida. Somos padres pela graça e amor de Deus. Pedimos aos presbíteros presentes e ao povo de Deus para rezarem por nós. E pedimos ao Pai que, pelo Filho, nos dê seu maior desejo: Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao

vosso”.

O vice-chanceler da Cúria, padre Augusto César, leu a ata de ordenação, constando que dom Fernando Saburido conferiu o sacramento da ordem no grau Presbiterato aos neo-ordenados, todos pertencentes ao nosso clero arquidiocesano. Pelo sacramento, o arcebispo constitui-os na dignidade de presbíteros, renovando neles o espírito de santidade. “Que suas vidas sejam exemplo para todos; que eles encontrem entre o clero a verdadeira fraternidade que os edifique e ilumine, que ajude-os a caminhar com amor”, disse o arcebispo.

Pascom AOR

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo