Pastoral Familiar apresenta coordenadores de equipes e a identidade visual do XVII Congresso Nacional

Centenas de integrantes da Pastoral Familiar da Paraíba, ligados ao Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participaram, domingo (29), da missa de envio do XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar, realizada na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. O evento está agendado para o mês de setembro de 2025 e será realizado no Centro de Convenções de João Pessoa (PB) com o tema “Família, peregrina da esperança” e lema “Um só coração e uma só alma” (At 4,32), em sintonia com o Jubileu 2025.

A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson. Durante a homilia, o prelado destacou a importância de fortalecer os valores familiares diante do mundo contemporâneo, que muitas vezes são postos à prova. “Deus é família. Uma família trinitária, Pai, Filho e Espírito Santo, uma família de amor”, disse. Além disso, dom Manoel abordou o desafio de organizar um congresso de tamanha relevância. O evento reunirá líderes religiosos, especialistas, e famílias de todas as regiões do Brasil para compartilhar experiências, desafios e soluções.

“A organização do congresso já está em pleno andamento, com a Arquidiocese da Paraíba liderando esse esforço louvável”, avaliou o Milton Morais, vice-coordenador nacional da Pastoral Familiar ao lado de sua esposa Lourdes. “Este evento tem potencial para impactar positivamente não apenas a comunidade católica, mas toda a sociedade, reafirmando a importância da família como base sólida e vital para um mundo melhor”, completou ela.

Durante a celebração, foi realizada a entrega das pastas de serviços aos coordenadores das equipes que estão atuando na organização do XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar. “Foi o início de uma jornada de trabalho no qual a Pastoral Familiar contribui para a evangelização de outras famílias. O futuro passa pela família. Agradecemos a todos pelo sim que deram diante do trabalho a realização deste congresso”, destacou o casal coordenador arquidiocesano, Adauto e Rosirene.

Identidade visual

A missa de envio do XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar também foi marcada pelo lançamento da identidade oficial do evento. A arte criada por Luciano Barros fará parte de todas as peças oficiais e estará presentes nas ações alusivas ao congresso.

De acordo com o autor, a identidade visual do evento foi pensada para retratar a história e a beleza da cidade de João Pessoa, incluindo os habitantes e os traços arquitetônicos. Destaque para a representação doo rio Sanhauá, onde nasceu o homem que dá nome à capital paraibana, e que é sinônimo de vida por garantir o sustento de muitas famílias ribeirinhas.

A arte também evidencia o Convento São Francisco e o Cruzeiro que são patrimônios histórico-artístico e religioso, sendo este último considerado “o maior monumento no estilo barroco da América Latina”. Ainda aparece na identidade visual do congresso o famoso Hotel Globo conhecido por sua localização geográfica privilegiada que permite um das mais belas vistas de João Pessoa.

As cores presentes na marca remetem aos cinco continentes – Ásia, África, Europa, América e Oceania – e também significam o colorido das famílias missionárias, peregrinas da esperança que trazem suas culturas e suas histórias.

“É o momento de nos unirmos em ‘um só coração e uma só alma’ para propagarmos a paz no mundo. E como não poderia deixar de ser, a família, berço de nossa vida e sinal de unidade. Um porto seguro para que possamos crescer e continuar transformando a nossa sociedade”, afirmou Luciano Barros.

Veja como foi a missa de envio:

Com informações da Pascom Paraíba e do Portal Vida e Família
Fotos: Antônio Batista, Vitória Tavares e Renato Barros

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo