Paróquia da Iputinga completa 65 anos

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro da Iputinga, no Recife, completou ontem (05/07) 65 anos de existência. Foi um momento festivo para os fiéis que se reuniram às 18h na igreja matriz para a oração do terço e às 19h para a celebração da missa solene presidida pelo padre José Roberto da Silva França, que está à frente da Paróquia há pouco mais de um ano. “Damos graças a Deus por esta casa que, há 65 anos, congrega pessoas no sentimento de amor a Deus e no serviço por seu Reino”, comentou o pároco.

Com ornamentação especial, a matriz ficou repleta de fiéis do bairro e das comunidades vizinhas. O celebrante ressaltou, em sua homilia, a importância de todos serem membros de uma mesma igreja, lembrando ainda o papel evangelizador assumido enquanto devotos da Imaculada Conceição. Com palavras cheias de emoção, fez memória das pessoas que por ali passaram, como padres, catequistas e benfeitores.

A Paróquia nasceu a partir do desmembramento da Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Várzea, em 5 de julho de 1952. O arcebispo dom Antônio Almeida de Moraes instalou a nova Paróquia numa época em que uma Avenida Caxangá rústica cortava um bairro absolutamente residencial: a via era feita de paralelepípedos rejuntados com cimento sobre concreto, ainda sem a divisão das duas faixas pelo canteiro central de pedestres. Como a matriz era pequena (construída pelo padre jesuíta Pedro Graaff em 1908), precisou ser demolida nos anos 60 para melhor acolher a população do bairro, que crescia com a cidade. Em 1971, o então arcebispo metropolitano, dom José Lamartine, inaugurou a nova Matriz da Iputinga, com uma fachada moderna para a época. Hoje, cinco capelas fazem parte da Paróquia Nossa Senhora da Conceição da Iputinga: São João Batista, Santo Antônio, Santa Marta, São Severino e São Sebastião. A comunidade de Santa Helena é agregada à paróquia, mas não tem capela.

“É gratificante ser paroquiano da Iputinga, louvando a mãe de Deus e adorando Jesus Cristo”, comentou o integrante da Pastoral da Comunicação, José Robsom do Nascimento. “Nossa comunidade é rica em oração, grupos pastorais e movimentos, e a alegria do acolhimento nos faz sentir a presença da Mãe e do Filho”, completou Robsom.

Ao final da celebração, um vídeo com a história da paróquia foi apresentado em telão para os fiéis, que cantaram o hino da padroeira. Todos foram convidados a participar dos parabéns com bolo na igreja matriz.

A matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição fica na rua Dr. Virgínio Marques, 84, no bairro da Iputinga, no Recife.

Pascom AOR

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo