Núncio Apostólico celebra jubileu centenário das dioceses de Nazaré, Pesqueira e Garanhuns

As três dioceses filhas da Arquidiocese de Olinda e Recife – Nazaré, Pesqueira e Garanhuns – estão em festa, com o jubileu centenário de criação, comemorado neste dia 02/08/18. Para abençoar a data, cada uma das três dioceses introduziu na programação de seu jubileu a realização de congressos eucarísticos diocesanos. O centenário jubilar também contará com a especial participação do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello e do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido e do bispo auxiliar, dom Limacêdo Antônio.  Vale lembrar que as três dioceses foram desmembradas a Arquidiocese de Olinda e Recife, e foram criadas pelo Papa Bento XV, através da Bula “Archidioecesís Olindensis et Recifensis”, em 02 de agosto de 1918.

 

Confira abaixo as programações das celebrações do jubileu centenário das três dioceses:

Centenário da Diocese de Nazaré:

No próximo domingo, 05/08 (16h), a diocese de Nazaré, filha da Arquidiocese de Olinda e Recife, acolhe a solene concelebração Eucarística do Jubileu Centenário da Diocese de Nazaré. A missa campal será presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello. Estará presente, também, o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife (mãe da Igreja de Nazaré), também presidente do Regional N2 da CNBB, dom Fernando Saburido, juntamente com demais bispos que compõem as províncias eclesiásticas do NE2.   A celebração festiva acontece na Praça Papa João XXIII, em frente à Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré da Mata (PE).  Também participará da concelebração o novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio da Silva, nascido em Nazaré da Mata.

Missa campal será celebrada em frente à catedral diocesana

Conforme informa a diocese de Nazaré, neste Ano Jubilar muitos eventos têm integrado o calendário de atividades realizadas em comemoração e preparação aos 100 Anos da Igreja de Nazaré: concentrações regionais (por Região Pastoral), visitas pastorais missionárias, romaria interdiocesana (com as dioceses de Garanhuns e Pesqueira – também centenárias); sessão solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco, na Arquidiocese de Olinda e Recife e em câmaras municipais; lançamento do selo personalizado e outras ações programadas. Dentre elas, o 1º Congresso Eucarístico Diocesano, que será realizado no período de 02 a 04 de agosto, em Nazaré da Mata.

Criada pelo Papa Bento XV, através da Bula “Archidioecesís Olindensis et Recifensis”, a diocese de Nazaré foi desmembrada da Arquidiocese de Olinda e Recife aos 02 de agosto de 1918.    Neste jubileu centenário, o bispo diocesano de Nazaré, dom Francisco de Assis Dantas de Lucena reflete sobre o trabalho pastoral da diocese que conta com mais de um milhão de habitantes, 39 paróquias e quatro Áreas Pastorais: “A evangelização é uma tarefa que precisa ser cuidada continuamente. A isso, pressupõe-se não apenas conservar edifícios religiosos ou um patrimônio cultural, mas construir a Igreja viva e ajudar a arquitetar a convivência humana de acordo com os desígnios do Senhor”.   Vale destacar que a Bula Papal que criou a diocese de Nazaré também criou as dioceses de Pesqueira e Garanhuns, no agreste de Pernambuco, desmembradas do território da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Contatos para mais informações: Cúria Diocesana, Nazaré da Mata, com a secretária Zita Benjamin: (81) 3633-1009  [email protected]

 Centenário da Diocese de Pesqueira:

Uma grande festa está preparada em Pesqueira para a celebração dos 100 anos da diocese, de 2 a 5 de agosto e o bispo diocesano, dom José Luiz Ferreira Salles, convida a todos para festejarem o centenário jubilar. Dentre os inúmeros visitantes destes dias, o destaque vai para a presença de dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico do Brasil, que presidirá a celebração de abertura no dia 2 e para a presença de dom Orani Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, que presidirá a celebração de encerramento. Assim como a diocese de Garanhuns, a diocese de Pesqueira organizou a realização de seu 4º Congresso Eucarístico Diocesano durante os festejos do jubileu.

Criada em 2 de agosto de 1918 pelo papa Bento XV, a diocese de Pesqueira hoje abrange 13 municípios do agreste e sertão pernambucanos, num total de 33 instâncias canônicas entre paróquias, áreas pastorais e reitoria. Essas comunidades contarão a história da Diocese na exposição Diocese de Pesqueira 100 anos de Vida e Missão, montada no Centro de Artesanato (Antiga Ford), ao lado do Hotel Estação Cruzeiro. A exposição será aberta na sexta-feira (03/08), aniversário da Diocese, às 17 horas, por dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil e pelo bispo diocesano dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR. Num belo espaço preparado cuidadosamente sob a coordenação do padre Adilson Simões e o apoio da Obra da Misericórdia. As paróquias mostrarão, de modo artístico e criativo, as suas realidades sociais, pastorais e missionárias distribuídas em mais de 40 estandes montados no local. O espaço contará ainda com um estande especial com um resumo da história diocesana, praça de alimentação, estacionamento e toda uma infraestrutura para acolher os visitantes.
Dentro da programação das festividades dos 100 anos da Diocese de Pesqueira, acontecerá no sábado (04/08)às 17h, uma celebração na qual o bispo diocesano ordenará três jovens para o diaconato temporário. Após a santa Missa, a diocese receberá a cantora Fafá de Belém, que se apresentará no palco da festa, às 21h, na praça Dom José Lopes.

Programação detalhada do jubileu da diocese de Pesqueira:

02 de agosto – Quinta-feira
15h – Encontro dos padres e diáconos da diocese de Pesqueira com dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico , no auditório do Hotel Estação Cruzeiro
17h – Abertura da Exposição: Diocese de Pesqueira 100 anos de Vida e Missão  – Local: Antiga Ford (ao Lado do Hotel Estação Cruzeiro)
18h – Repicar dos sinos das Igrejas da cidade de Pesqueira
19h – Solene Eucaristia presidida por dom Giovanni D’Aniello – Abertura do 4º Congresso Eucarístico Diocesano. Após a Missa, procissão Eucarística para a Igreja Mãe dos Homens.

03 de agosto – Sexta-feira
8h às 17h – Programação do Congresso Eucarístico;
8h30 às 16h – Momento de Estudo e Espiritualidade com sacerdotes dentro da programação do Congresso – Local: Auditório do Hotel Cruzeiro
19h – Solene Eucaristia presidida por dom Bernardino Marchió – Bispo Diocesano de Caruaru. Após a celebração, show na praça Dom José Lopes

04 de agosto – Sábado
8h às 16h – Programação do IV Congresso Eucarístico
17h – Eucaristia presidida por dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR – Bispo Diocesano – Ordenações diaconais. Após a celebração, show na praça Dom José Lopes, com a cantora Fafá de Belém.

05 de Agosto – Domingo
10h – Solene celebração Eucarística presidida por Dom Fernando Barbosa dos Santos, CM – Bispo de Tefé – AM. Após a celebração, inauguração do Marco do Centenário e corte de bolo na praça Dom José Lopes
17h – Solene celebração Eucarística – Encerramento do Congresso Eucarístico e do Jubileu. Após a celebração, apresentação do coral Vozes de Pernambuco, da Assembleia Legislativa do Estado.

 

Centenário da Diocese de Garanhuns:  
O bispo diocesano de Garanhuns, dom Paulo Jackson organizou a programação do centenário jubilar da Diocese de Garanhuns para acontecer em conjunto com a realização do VI Congresso Eucarístico diocesano.

02 de agosto – Quinta-feira
16h – Acolhida no Seminário São José (para não residentes em Garanhuns)
18h – Jantar (para não residentes em Garanhuns)
19h30– Cerimônia de Abertura do VI Congresso Eucarístico, na Catedral
20h – Santa Missa, presidida por Dom Vasconcelos (Bispo de Sobral – CE) 21h30 – Partilha do bolo do Centenário

03 de agosto – Sexta-feira
07h – Café da manhã – (No lugar das hospedagens)
08h – Adoração e Laudes na Catedral – (Pe. Danilo)
09h – I Conferência – “Em memória de mim” (Pe. Fábio Farias)
10h30 – Intervalo
11h Apresentação Cultural – Reisado
11h30 – Testemunho eucarístico – A Eucaristia em minha vida – Ir. Glória Maria 12h – Hora média e almoço (Pe. Poul Anderson)
14h – Animação
14h30min – II Conferência – “Eucaristia: Ceia e Sacrifício” (Pe. Fábio Farias) 16h – Intervalo
16h30min – Animação – Apresentação de Artigos Teológicos (Seminaristas)
18h – Jantar
19h – Acolhida do Núncio Apostólico na Catedral
19h30min – Santa Missa, presidida por Dom Giovanni D’Aniello
21h – Show oracional com a Comunidade Canção Nova

04 de agosto – Sábado
07h – Café da manhã  (No lugar das hospedagens)
08h – Santa Missa, presidida por Dom Limacêdo Antônio, bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife
09h30 – Intervalo
10h – III Conferência – “Maria, mulher eucarística”, com Dom Limacêdo Antônio
11h30 – Apresentação Artística mariana – (história do Santuário da Mãe Rainha)
12h – Hora Média e almoço (Pe. Wellington)
14h – Animação
14h30 – IV Conferência – “Eucaristia: escola dos discípulos missionários” – Dom Antônio Carlos ( Bispo de Caicó – RN)
16h – Intervalo
16h30 – Testemunho Eucarístico – Fr. Hans (Fazenda da Esperança)
18h – Jantar
19h30 – Vigília Eucarística (Pe. Ivan)

05 de agosto – Domingo
06h – Repique festivo dos sinos e salva de fogos – girândola comunitária diocesana
07h – Café da manhã – (No lugar das hospedagens)
08h – Adoração e Laudes na Catedral, com Dom Paulo Jackson
09h – V Conferência – “Garanhuns: casa do júbilo, casa do pão” – Dom Paulo Jackson
10h30 – Intervalo
11h – Apresentação Cultural (Orquestra do Colégio Diocesano)
11h30 – Testemunho eucarístico (Raí – Calçado-PE)
12h30 – Almoço
15h – Concentração na Catedral – Animação e Terço eucarístico (COMIPA e Pe. Marcos André)
16h – Santa Missa Solene
18h – Procissão luminosa do Santíssimo Sacramento

(Com informações das Pascom’s das Dioceses de Nazaré, de Pesqueira e de Garanhuns)

 

 

 

 

 

(Com informações da Pastoral da Comunicação da diocese de Nazaré)

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo