Igreja promove retiro do clero e celebra Missa dos Santos Óleos em Alagoas

A Diocese de Palmeira dos Índios (AL) celebrou nesta quinta-feira (17) a Missa dos Santos Óleos, que havia sido suspensa na Semana Santa devido à pandemia do novo coronavírus. A solenidade presidida pelo bispo diocesano, dom Manoel de Oliveira Soares Filho, também marcou o encerramento do retiro anual do clero, que foi realizado duas semanas após a retomada das atividades, no Centro de Treinamento Pastoral Pio XII.

O momento de formação para os presbíteros foi conduzido pelo bispo da Diocese de Garanhuns (PE) e presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa. O pregador levou aos participantes a reflexão sobre a vida e o ministério do sacerdote à luz do Rito de Ordenação, salientando a necessidade da integração humana, afetiva, psicológica e espiritual daqueles que se consagram para a árdua missão de pastorear, santificar e ensinar o povo cristão.

Durante o encontro de quatro dias, os padres também participaram de momentos de espiritualidade como a Santa Missa, Celebração do Santíssimo Sacramento e a recitação do Terço. O retiro do clero seguiu todos os protocolos de segurança para evitar proliferação da Covid-19, por esse motivo, presbíteros considerados do grupo de risco foram dispensados do encontro formativo.

Maceió

A Arquidiocese de Maceió também realizou esta semana a Missa do Crisma. A bênção dos santos óleos aconteceu na segunda-feira (14), Solenidade da Exaltação da Santa Cruz, na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres sob a presidência do arcebispo, dom Antônio Muniz Fernandes.

“Então, neste dia, vamos consagrar estes óleos para que em nossas mãos tenham o cheiro do bálsamo para ungir a vida ferida de tantos irmãos e irmãs. Peço que nem sejamos arrogantes de não querer receber ajuda nem sejamos egoístas de não querer ajudar. Peçamos a Deus que nos dê esta graça”, disse o arcebispo.

Com informações e fotos da Pascom Palmeira dos Índios e Pascom Maceió

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo