Funeral de padre Edwaldo Gomes comove o povo de Deus no Recife

Nesta quinta-feira, 20/07, paroquianos, amigos, familiares e admiradores do padre José Edwaldo Gomes, pároco da igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Casa Forte, tiveram oportunidade prestar uma última homenagem ao sacerdote que faleceu na noite da quarta-feira. O funeral iniciou às 06h da manhã, com o velório aberto ao público e as homenagens vinham em diversos formatos: preces, coroas e ramalhetes de flores, abraços, relatos emocionados aos familiares do cônego José Edwaldo.
 Às 15h, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu a missa de corpo presente, concelebrada por bispos e clero arquidiocesano. Em frente à igreja matriz de Casa Forte, dezenas de coroas de flores foram sendo depositadas durante a cerimônia das exéquias e centenas de fiéis vieram dar o seu último adeus ao padre que se dedicou à paróquia por 47 anos ininterruptos. O governo do Estado e a prefeitura do Recife declararam luto oficial por três dias. Durante o velório, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, passaram pela paróquia para fazer orações.
Uma das moradoras do bairro, a aposentada Maria Severina dos Anjos, estava no velório, aguardando pela celebração da missa de corpo presente, para prestar sua solidariedade àquele que sempre lhe estendeu a mão nos momentos difíceis: “ Estamos para receber as casinhas da gente, que o padre Edwaldo conseguiu construir. São mais de cem moradias para o povo pobre”, contou entristecida. Segundo Veronildo Oliveira, que atua há 23 anos como voluntário e agente da Pastoral da Comunicação na paróquia, a comunidade paroquial de Casa Forte sente-se um pouco órfã com a partida de tão presente pastor. “Para muitos de nós, o padre Edwaldo era como um paizão, um conciliador, um agregador. Vai fazer muita falta”, explica Veronildo.

A missa de corpo presente foi presidida pelo arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Olinda e Recife e concelebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Antônio Tourinho Neto, pelo bispo de Caruaru, dom Dino Marchió, pelo bispo emérito de Palmares, dom Genival Saraiva, por dom Edvaldo Amaral, arcebispo emérito de Alagoas e pelo vigário paroquial  de Casa Forte, padre Deyvson Soares.

Auxiliando o cônego Edwaldo há quatro anos na paróquia, o vigário paroquial, padre Deyvson Soares, expressou a sua admiração pelo finado presbítero: “Quando ele soube que eu viria trabalhar com ele, ele me interpelou, perguntando se eu gostava de trabalhar com pobres… E percebi que a vida dele era norteada pelo altruísmo, pela justiça e pela defesa dos excluídos. Sua vida estava plasmada numa prática do evangelho, buscando enxergar o Cristo nos menos favorecidos”.

Dentre os principais projetos sociais da paróquia que faziam os olhos do padre Edwaldo brilharem de alegria eram a Creche Menino Jesus, a Casa para Crianças Marcelo Asfora e a Festa da Vitória Régia, idealizada por ele para custear parte das despesas para manter  a assistência a 300 crianças e adolescentes carentes da comunidade.

Entre as pessoas que estavam na fila de condolências, um grupo de crianças e adolescentes assistidos pela Casa da Criança Marcelo Asfora se destacava, como o pequeno Guilherme Gabriel, de 10 anos de idade: “Gosto muito do padre Edwaldo. Ele nos visita, conversa conosco, nos aconselha, sabe ser amigo. Sempre que ele aparecia na escola, a gente corria para abraçar ele”, revelou emocionado o garoto.

Após a missa, o arcebispo procedeu a encomendação do corpo do padre José Edwaldo Gomes e o caixão foi conduzido pelos padres até o caminhão do Corpo de Bombeiros, para ser levado em cortejo até o cemitério de Santo Amaro, região central do Recife, onde foi sepultado no mausoléu da Arquidiocese de Olinda e Recife. Mesmo sob forte chuva, a todo momento, os fiéis entoavam cânticos e aplaudiam o religioso que em dezembro passado completou 60 anos de sacerdócio. Que o seu legado de solidariedade seja perpetuado em seus projetos e floresçam nos corações das novas gerações.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo