Arcebispo de Maceió preside Santa Missa na Capela das Aparições e recebe presente do Santuário de Fátima

“Lugar Sagrado e que em tudo transpira santidade”, assim é definido há cem anos o Santuário de Fátima, em Portugal, na diocese de Leiria-Fátima, pelos peregrinos de todo o mundo. Para celebrar o Centenário das Aparições da Santa Mãe de Deus, o arcebispo e o Clero da Arquidiocese escolheram Fátima para a realização do Retiro Anual do Clero, que ocorrerá até o dia 22 de julho.

 

Na manhã da quarta-feira, 19, às 8h30, horário de Brasília, na Capela das Aparições, no Santuário de Fátima, a Santa Missa foi presidida por Dom Antônio Muniz e concelebrada por Dom Manoel João Francisco, bispo da diocese de Cornélio Procópio, no Paraná. Concelebraram também, sacerdotes da Arquidiocese e de outros países.

 

Após a proclamação do Evangelho, pelo Diácono permanente Manoel Andrade, o arcebispo destacou a simplicidade, e se dirigiu especialmente aos sacerdotes e bispo, relembrando as palavras do Papa Francisco em um de seus discursos: “Sejam padres da simplicidade, da escuta”. E continuou dizendo que este ano o Clero escolheu celebrar também o Centenário das Aparições vivenciando dias de retiro em um lugar santo: Fátima.

 

Após a Oração Jubilar de Consagração a Nossa Senhora, o sacerdote, representante do Santuário de Fátima, abençoou a imagem de Nossa Senhora de Fátima e a ofereceu ao Arcebispo, presenteando assim, a Arquidiocese de Maceió neste Ano Nacional Mariano. A imagem será trazida pelo Clero, ao fim do retiro, para o Arquidiocese e será entronizada no Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres, em Mangabeiras.

“Estamos levando conosco este maravilhoso presente, a imagem de Nossa Senhora de Fátima, oferecida pelo Santuário de Fátima ao povo simples, humilde e cheio de fé de nossa Arquidiocese. Agradecemos ao Santuário e afirmamos que será recebido com muito carinho e grande honra por todos de nossa Arquidiocese”, expressou em palavras sua alegria o Arcebispo antes da bênção final.

Segundo informações do Arcebispo a imagem vai chegando em Maceió vai ser entregue ao Mons. José Nilton e permanecerá no Santuário de Fátima, pertencente à Paroquia Nossa Senhora Mãe do Povo, Jaraguá, até o início da festa de Nossa Senhora dos Prazeres. De 17 a 27 de agosto ficará na Catedral Metropolitana, quando, no encerramento, será levada em Procissão para o Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres e estará presente o Bispo português dom Antônio Vitalino que fará a coroação e entronização.

 

Reza do Santo Terço e Procissão Luminosa

Na noite da Terça-feira, 18, às 21h30, horário de Fátima, dom Antônio Muniz também presidiu, na Capela das Aparições, a reza do Santo Terço e, em seguida, conduziu a Procissão das velas, com a imagem de Nossa Senhora, acompanhado por centenas de peregrinos.

O Retiro acontece na Casa São Nuno, hotel Carmelita onde o Clero está hospedado, em Fátima.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo