Em Missa Solene, dom Alcivan Tadeus é acolhido como bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba

Ordenado no começo do mês, dom Alcivan Tadeus deu início a sua missão episcopal no domingo (18) – Festa da Cátedra de São Pedro. Em uma Missa Solene celebrada na Catedral de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa (PB), o religioso foi oficialmente apresentado como bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba.

A liturgia foi presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, e concelebrada pelo bispo de Caicó (RN) e vice-presidente da CNBB Nordeste 2, dom Antônio Carlos Cruz Santos. A Eucaristia contou com a participação de presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas e cristãos leigos e leigas da Igreja local.

“Fiz um pedido ao Núncio Apostólico na última assembleia dos bispos, em abril do ano passado. Dois dias depois, o Papa Francisco já havia confirmado. Então, iniciou-se o processo de escolha dos candidatos. Somos muito gratos a Deus que nos deu esse grande presente, e somos gratos a dom Alcivan que aceitou”, afirmou dom Delson.

A dom Alcivan, dom Delson recordou que “a grande missão do bispo é suceder os apóstolos e ser instrumento de unidade e comunhão” sem nunca esquecer que esse ministério pertence a Cristo e dele “não podemos nos separar”. “Hoje esta igreja é fundada sobre a fé apostólica que acolhe dom Alcivan como bispo auxiliar em comunhão com o Papa Francisco, o seguimento do Cristo, e verdadeiros discípulos”, completou o arcebispo. 

Em nome do Regional Nordeste 2, dom Antônio Carlos se dirigiu a dom Alcivan reforçando que ele esteja sempre disponível para a missão a qual foi chamado para dar continuidade.

Dom Alcivan agradeceu as palavras dos irmãos epíscopos e também a acolhida de toda a Igreja da Paraíba, destacando que chegou para servir e caminhar em comunhão. O bispo desempenhará a função de vigário-geral auxiliando dom Delson na administração.

“Começo o meu episcopado na Arquidiocese da Paraíba fitando os meus olhos na cena do lava-pés, pois entendo que o episcopado não é uma promoção e muito menos ascensão eclesiástica em busca de fama, prestigio e poder, mas serviço ao povo de Deus”, declarou o bispo auxiliar.

Biografia

Dom Alcivan Tadeus Gomes de Araújo nasceu no dia 21 de maio de 1972, em Cerro Corá (RN), filho de Valdenor Florêncio de Araújo (in memoriam) e Francisca Alcioneide Gomes de Araújo.

Ingressou no curso propedêutico do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars, em Caicó, no ano de 1990. No ano seguinte, transferiu-se para o Seminário Arquidiocesano de São José do Rio de Janeiro para cursar filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II e Teologia no Instituto Superior de Teologia da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, entre 1993 e 1996. A ordenação presbiteral foi no dia 1º de fevereiro de 1997.

Padre Alcivan é mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, tendo cursado a formação entre 2009 e 2012.

Na diocese de Caicó, desempenhou diversas funções, como pároco, vigário episcopal para os Ministérios e Vocações, ecônomo, vigário judicial da diocese e vigário judicial adjunto e vice-presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Natal (RN). Também foi diretor espiritual da Casa de Formação Inicial São João Paulo II e do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars; e diretor assistente das Rádios 95.9 FM e 102.7 Rural FM de Caicó. Fez parte como membro: do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral; da Comissão Diocesana de Arquitetura e Artes Sacras; e do Conselho Diretor da Fundação Educacional Sant’Ana.

Em sua atuação pastoral, desempenhou as funções de vigário paroquial das Paróquias de Sant’Ana e Imaculada Conceição em Currais Novos (1997); reitor do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars (1998); administrador da Área Pastoral Autônoma de Nossa Senhora do Patrocínio em São Fernando (RN) (1998); pároco da Paróquia de São Francisco de Assis em Lagoa Nava (RN) (1999-2002); presidente do Departamento Diocesano de Ação Social/DDAS (2004-2007); pároco da Paróquia de São Sebastião de Parelhas (RN) (2003-2009); administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios de Cruzeta (RN) (2012); pároco da Paróquia de Sant’Ana de Caicó (2015-2022) e Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó (RN) (2023).

Foi sagrado bispo no dia 2 de fevereiro de 2024 por dom Antônio Carlos Cruz Santos, na Catedral de Sant’Ana, em Caicó.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo