Em mensagem à Arquidiocese de Natal, Dom João Santos Cardoso aponta a sinodalidade como meta do seu pastoreio

O arcebispo eleito para a Arquidiocese de Natal (RN), dom João Santos Cardoso, dirigiu-se pela primeira vez ao clero, aos religiosos e religiosas, aos leigos e leigas da Igreja potiguar, nesta quarta-feira (5), logo após a divulgação da sua nomeação. Por meio da rádio 91.9 FM e depois em vídeo publicado na internet, o pastor saudou seu novo rebanho e revelou as expectativas diante da nova missão.

Dom João Santos, até então bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), foi nomeado pelo Papa Francisco como 7º arcebispo de Natal, após acolher o pedido de renúncia de dom Jaime Vieira Rocha, que, completou 75 anos em março do ano passado, assim cumprindo o que determina o Código de Direito Canônico. A posse canônica do novo arcebispo está marcada para o dia 29 de setembro.

“Na Alegria do Evangelho, aceitei a nova missão que o Santo Padre me confiou. Estou ciente da importância e complexidade da Arquidiocese de Natal, uma das maiores arquidioceses brasileiras em extensão territorial e dimensões populacionais. Trata-se de uma Igreja viva, amplamente reconhecida pelo Movimento de Natal. Além disso, é uma Igreja sinodal e missionária, tendo sua fé fecundada pelo sangue dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, Padroeiros do Estado do Rio Grande do Norte”, declarou.

Em consonância com o Papa Francisco, dom João destacou a sinodalidade não como um “slogan a ser instrumentalizado em nossos encontros”, mas como realidade que “expressa o estilo peculiar que caracteriza a vida e a missão da Igreja”. O prelado também expressou sua disposição em caminhar com os bispos do Regional Nordeste 2 “para vivermos a comunhão, participação e missão”.

Assista ao vídeo com a mensagem de dom João Santos Cardoso:

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo