Dom Fernando nomeia padre Luciano Brito vigário geral da Arquidiocese

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, nomeou Vigário Geral da Arquidiocese o padre Luciano José Rodrigues Brito, que é pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Boa Viagem. O novo vigário geral toma posse amanhã, dia 16/02, às 8 horas, na igreja de São José dos Manguinhos, que fica localizada no terreno da Cúria, no bairro das Graças.

Padre Luciano Brito assumirá a função de vigário geral, auxiliando o arcebispo tanto nas questões administrativas como na vida pastoral da Igreja da Arquidiocese. Seu nome foi aprovado em conselho episcopal para, ao lado do outro vigário geral da Arquidiocese, monsenhor Lino Duarte, agir na pessoa do arcebispo em assuntos delegados por ele, como na assinatura de documentos, na administração do sacramento da Crisma ou representando-o nas visitas pastorais.

Devido à extensão da Arquidiocese, o Código de Direito Canônico (Cân. 475) prevê a nomeação de mais de um vigário geral para auxiliar o arcebispo. Até dezembro de 2017, a Arquidiocese de Olinda e Recife tinha três vigários gerais. Com a transferência de dom Antônio Tourinho para a diocese de Cruz das Almas e o afastamento, por motivo de saúde, de dom Severino de França, restou na função apenas o monsenhor Lino, o que motivou a nomeação do padre Luciano que, aos 45 anos, será o mais jovem vigário geral a servir na Arquidiocese.

“Tudo em nossa vida é um grande serviço, contemplando o próprio Cristo que diz ‘Eu não vim para ser servido, mas para servir’, e eu quero ajudar dom Fernando, porque afinal, desde a ordenação diaconal, prometemos respeito e obediência ao bispo e seus sucessores”, disse padre Luciano, que foi ordenado em 2002 pelo então arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho.

Apesar da nova função, o padre não vai deixar a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. “Percebi que houve certa apreensão das pessoas achando que, com a nomeação, eu iria deixar a paróquia, mas como é de praxe na maioria das dioceses, o pároco acumula o novo serviço na cúria metropolitana”, explicou. Com a nomeação, no entanto, o padre se desliga da diretoria executiva da Rádio Olinda e da presidência da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Comunicação. Um novo nome para as funções será anunciado pelo arcebispo em breve. “Peço a Deus para continuar com a graça, que só vem do céu, de a cada dia servir a Jesus Cristo e ao povo de Deus”, concluiu padre Luciano.

Pascom AOR

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo