Diocese de Salgueiro constitui Conselho Presbiteral e anuncia a criação de duas paróquias

O bispo da Diocese de Salgueiro (PE), dom José Vicente Pinto, constituiu nesta segunda-feira (20) o novo Conselho Presbiteral. O grupo, conforme determinação do Código de Direito Canônico, tem como objetivo auxiliar o prelado, que assumiu o governo da Igreja local há menos de seis meses.

Para a missão foram confirmados os padres José Gilson da Costa, Severino Coelho Sampaio, Edilson José Rodrigues, Izidório Batista de Alencar, José Ferreira de Oliveira, Domingos Malan Viana Torres, Romilson Ferreira de Lima, José Nilton Pereira Matias, Clebe Pereira de Menezes, Vicente de Paulo Ferreira Gomes e José Rogério Alencar Silva. Este último ocupará a função de secretário do Conselho Presbiteral.

Primeiros atos
Igreja de Bom Jesus da Lapa, em Timorante, Exu (PE)

Na primeira reunião do grupo foram aprovadas a criação de duas paróquias e duas áreas pastorais. A Paróquia Bom Jesus da Lapa, no distrito de Timorante, em Exu (PE), será elevada no próximo dia 25. Já a Paróquia Imaculado Coração de Maria, com sede em Bodocó (PE), será erigida canonicamente no dia 11 de fevereiro do ano que vem.

No mesmo ato, o Conselho Presbiteral de Salgueiro aprovou a criação das áreas pastorais de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Parnamirim (PE), e de São Sebastião, no distrito de Mangueira, município de Trindade (PE). Ambas serão fundadas, respectivamente, em janeiro e em fevereiro de 2024.

Com as novas circunscrições eclesiásticas, a Diocese de Salgueiro passará a ter 23 paróquias e cinco áreas pastorais distribuídas em 15 cidades do sertão pernambucano.

Diáconos

Em comunicado publicado nas redes sociais, após a reunião do Conselho Presbiteral, a Diocese de Salgueiro anunciou a ordenação diaconal de cinco seminaristas. A solene Celebração Eucarística será no próximo dia 12 de dezembro, às 19h, no terreno da futura Catedral de Santo Antônio.

Receberão o 1º grau do Sacramento da Ordem os seminaristas Edson Rodrigues Alberto, Fabrício Silveira Ferraz, Ivan Cândido da Silva, José Ulisses Saraiva Júnior e Lindovaldo Gomes Bezerra.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo