Crianças celebram o Natal com festa no Convento de Santa Tereza

O Educandário Santa Tereza, em Olinda, viveu nesta segunda-feira (18/12) um dia diferente. As setenta alunas que fazem reforço na escola celebraram o Natal com dança, lanche, missa e muitos presentes. A festa foi patrocinada por um grupo de colaboradores da Rádio Olinda que participa das missas celebradas na capela Nossa Senhora do Desterro, do Convento de Santa Teresa, onde funciona o educandário.

Pela manhã, houve apresentação de jogral e canto coral, com as crianças protagonizando a encenação do nascimento de Jesus. Ao meio-dia, todos participaram da missa celebrada por padre Luciano Brito, que foi transmitida ao vivo pela Rádio. As alunas do educandário cantaram, fizeram a leitura, salmo e preces.

Após o almoço, as crianças voltaram ao pátio para aguardar o Papai Noel e receber os presentes. A chegada do velhinho tão esperado causou surpresa a todos: era o próprio padre Luciano, vestido de vermelho e de barba, arrancando risadas das crianças. “É o padre, minha gente”, disse uma delas.

O “Padre Noel” contou a origem da figura natalina: a história de São Nicolau, bispo que dava presentes às crianças pobres em sua cidade. A participação de padre Luciano como Noel teve seu momento de catequese, valorizando Jesus como centro do Natal, como expressão maior do amor de Deus que se fez nascer homem no meio do povo, com simplicidade e muito amor.

“Receber o carinho do padre e de seus colaboradores foi uma grande alegria não somente para as crianças, mas para as irmãs e funcionárias também”, comentou Irmã Eurivana, religiosa da congregação das Filhas da Caridade São Vicente de Paulo que é também superiora do educandário.

As crianças que participaram da festa vivem em estado de vulnerabilidade, uma realidade difícil que é abraçada como desafio educacional pelas religiosas. “Elas aqui recebem amor, instrução, educação religiosa e até educação doméstica, para que sejam cristãos e trabalhadores”, comentou Irmã Maria. “Para isso elas recebem aulas de reforço, educação física, dança, religião e informática”, completou.

Wellija Damasceno, de 14 anos, cursa o oitavo ano do Ensino Fundamental e participa das aulas de informática “porque vão ajudar no futuro”. Para ela, a festa de Natal na escola foi maravilhosa. “Amei os presentes e desejo a todos muita paz, amor e carinho”, disse.

O Educandário Santa Tereza pertence à Santa Casa da Misericórdia, da Arquidiocese de Olinda e Recife. Os professores, assistentes de cozinha e de limpeza que trabalham no educandário são funcionários da Santa Casa.

Pascom AOR

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo