Conheça a nova Diocese de Dom Antônio Tourinho

São 10 municípios, 12 paróquias e 185 comunidades que compõem a nova diocese, localizada no recôncavo Sul da Bahia. Distante 146 quilômetros da capital Salvador (BA), a diocese de Cruz das Almas (BA) foi erigida nesta quarta-feira, 22 de novembro, pelo papa Francisco. Na mesma ocasião, foi nomeado o primeiro bispo: dom Antônio Tourinho Neto, então bispo auxiliar de Olinda e Recife (PE).

O território da nova diocese foi desmembrado da arquidiocese de Salvador. Desta forma, as 12 paróquias localizadas em 10 municípios farão parte da nova circunscrição. Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu e Saubara, todas cidades baianas, somam juntas 185 comunidades, as quais refletem em seus padroeiros a devoção a Bom Jesus da Lapa e a Nossa Senhora.

O município de Cruz das Almas tem em torno de 63.300 habitantes. A história diz que o nome Cruz das Almas refere-se a antigos tropeiros que passavam pela região e que, ao chegarem à vila de Nossa Senhora do Bonsucesso paravam e rezavam diante da cruz localizada no centro da vila, na intenção das almas de seus mortos.

De acordo com a história do município divulgada pela prefeitura, os primeiros povoadores procederam de São Félix e Cachoeira, no século XVIII, atraídos pela capacidade produtiva do solo. Várias paróquias da região datam ainda do século XVII.

Personagem marcante da região é o padre mais velho da arquidiocese de Salvador, o monsenhor José de Souza Neiva, que completou 100 anos em abril. A solene comemoração teve missa presidida por dom Murilo Krieger. Foi professor no seminário e depois enviado à comunidade do município de Baixa Grande, que na época pertencia à arquidiocese de Salvador. Fundou uma escola em Itaberaba, para que as crianças da região pudessem estudar e também serem evangelizadas. No ano de 1966 monsenhor Neiva foi enviado para pastorear o município de Cruz das Almas, onde está até hoje.

Servo por amor

O bispo eleito para a nova diocese também se pronunciou, por meio de carta. Dom Antônio Tourinho Neto afirmou que irá como pastor desta porção do Povo de Deus, tendo em vista um princípio: “fazer-me servo por amor, pois creio que ‘o amor vence tudo’”.

“Tenho ciência de que preciso conhecer a realidade local e depois, em espírito de unidade, tendo Jesus em nosso meio e pelo impulso do Espírito Santo, construirmos o rosto pastoral da nossa recém-criada diocese, respeitando as experiências positivas já existentes, em comunhão com a ação evangelizadora da Igreja no Brasil”.

Antigo sonho

“A criação desta diocese é um antigo sonho dos fiéis do Recôncavo Baiano”, afirma a arquidiocese de Salvador (BA), assinada por seu arcebispo e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Murilo Krieger.

A instalação acontecerá no dia 28 de janeiro de 2018, às 10h na matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, que passará a ser catedral diocesana, diz o texto. Na ocasião, dom Antônio Tourinho Neto tomará posse como primeiro bispo diocesano. A celebração será presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello.

“Agradecemos ao santo padre por ter acolhido o antigo desejo do povo do Recôncavo, felicitamos os fiéis da nova diocese e pedimos que todos elevem preces aos céus pelo povo da nova diocese e, particularmente, pelo seu bispo diocesano”, afirmou dom Murilo no texto.

Municípios e suas paróquias:

Cabaceiras do Paraguaçu
Paróquia São João Batista – 9 comunidades
Tem 13 comunidades da paróquia São Pedro do Monte

Cachoeira
Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Cruz das Almas
Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso – 22 comunidades

Governador Mangabeira
Paróquia Nossa Senhora da Conceição – 8 comunidades

Maragogipe
Paróquia São Bartolomeu – 75 comunidades

Muritiba
Paróquia São Pedro do Monte – 13 comunidades

Santo Amaro
Paróquia Nossa Senhora da Purificação
Paróquia Nossa Senhora da Soledade
Paróquia Nossa Senhora do Rosário

São Félix
Paróquia Senhor Deus Menino – 30 comunidades

Sapeaçu
Paróquia Nossa Senhora da Conceição – 17 comunidades

Saubara
Paróquia São Domingos de Gusmão – 7 comunidades

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo