Confira os principais destaques da reunião dos secretários executivos dos regionais

Terminou nesta quinta-feira, 9 de novembro, a reunião dos secretários executivos e dos bispos secretários dos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na sede da Conferência, em Brasília (DF). Padre Jânison de Sá, subsecretário de Pastoral da CNBB, avaliou como excelente a participação de todos:

“Tratamos de temas fundamentais para a caminhada dos regionais, questões administrativas, canônicas jurídicas, reflexões pastorais a partir do trabalho das Comissões Episcopais, também tivemos outros momentos para conhecer o método da conversão espiritual que foi utilizada no Vaticano, na primeira etapa da Assembleia Sinodal, enfim, foram diversas propostas, atividades, reflexões, partilhas com os regionais e avaliação dos secretários-executivos e bispos secretários, foi bastante positivo o nosso encontro”, avaliou.

Confira os principais destaques de cada dia:

Segunda-feira, primeiro dia

Na tarde da segunda-feira, 6 de novembro, dom Jaime Spengler, presidente da Conferência, e o secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, iniciaram o encontro com palavras de boas vindas a todos.

Dom Jaime informou que essa foi a primeira vez que a CNBB se encontrou com os secretários executivos e bispos secretários dos regionais e falou sobre a importância de seus papeis no auxílio da promoção da comunhão da CNBB.

Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da Conferência, falou sobre a alegria de ter o grupo presente na sede da CNBB e salientou que “é nos regionais que acontecem as práticas pastorais, o contato com as pessoas, com os líderes eclesiais, a escuta sinodal, também o contato com os desafios da atualidade”.

O dia foi reservado às apresentações do monsenhor Nereudo Henrique, ecônomo da Conferência, sobre questões econômicas e administrativas da sede. E também contou com explicações do consultor de gestão de processos da Conferência, José Bezerra Luna.

Terça-feira, segundo dia

O segundo dia do encontro, 7, foi reservado a temáticas como o 24º Plano de Pastoral, Estatuto e Regimento da CNBB. Dom Ricardo apresentou a estrutura das Comissões da CNBB e suas assessorias e também a estrutura do secretariado geral. No período da tarde, o arcebispo de Ribeirão Preto e assessor canônico da Conferência, dom Moacir Silva, falou sobre todo o processo de renovação do Estatuto da CNBB.

Como convidado, o padre Martin Maier, diretor-geral da Adveniat, ação da Igreja Católica da Alemanha que financia projetos de cunho pastoral e social na América Latina, pôde falar sobre projetos que estão em andamento no Brasil.

Quarta-feira, terceiro dia

Na quarta-feira, 8, o presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom Leomar Antônio Brustolin, participou da reunião por meio de videoconferência e abordou o tema central da próxima Assembleia Geral da CNBB, a ser realizada em abril de 2024: as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Em seguida, o presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, falou sobre as ressonâncias da primeira etapa da 16ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, ocorrida no Vaticano. Ele destacou sua vivência, de poder compartilhar as experiências dos mais variados lugares do mundo tendo em vista o clima da comunhão, da missão.  “A igreja é como um grande mosaico. Cada continente com as suas particularidades”, disse.

Na ocasião, destacou também a força dos testemunhos. “Um leigo Italiano falou do resgate de uma criança do mar. Quando ele narrava este testemunho, as lágrimas corriam aos olhos; o testemunho dos bispos e padres que vivem em lugares de guerra: Ucrânia, Israel; e, em meio a essa situação, a Igreja rezava”, salientou.

O período da tarde contou com a participação do padre Miguel de Oliveira Martins, que tratou sobre o método espiritual ou conversação espiritual, utilizado no Sínodo. O momento também contou com a realização da conversação espiritual em grupos.

Quinta-feira, último dia

Por último, na quinta, houve uma partilha sobre o Fundo Nacional de Solidariedade, o FNS, da Campanha da Fraternidade; a Campanha Laudato Si’ e a COP 30.

Confira (aqui) as fotos do encontro.

Fonte: CNBB

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo