CNBB e Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais no Brasil discutem ações de cuidado com a Casa Comum

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, recebeu na quarta-feira, 11 de outubro, o presidente da Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais no Brasil, Carlos Vicente. Além do Brasil, a iniciativa está presente em outros quatro países: Colômbia, Peru, República Democrática do Congo e Indonésia.

A Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais busca trabalhar com lideranças e comunidades religiosas para que possam conhecer e se envolver mais em iniciativas de proteção da criação, ou como o Papa Francisco tem chamado de o “cuidado com a Casa Comum”. Vicente enalteceu o trabalho que a Igreja Católica no Brasil tem realizado na liderança deste tema no Brasil já há algumas décadas.

Ele relembrou que a CNBB integra o Conselho da Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais no Brasil e que, como objetivo da reunião, veio à sede da entidade para agradecer, dialogar com a representação da nova presidência e apresentar quais ações estão sendo puxadas pela iniciativa no Brasil com o intuito de que a conferência brasileira seja parceira e mais próxima.

“Queremos estabelecer uma relação mais próxima para aprofundar o trabalho em conjunto, fortalecendo o que a Igreja já faz por meio da Repam-Brasil, o Conselho Indigenista Missionário e outras organizações que trabalham com o tema da ecologia integral e o cuidado com a natureza”, disse.

Amazônia Viva

Durante a visita, o representante da Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais no Brasil apresentou ao secretário-geral da CNBB o filme 3D “Amazônia Viva”, que oportuniza uma experiência imersiva pela região do Rio Tapajós, no Estado do Pará.

O filme utiliza filmagens em 360º para desvendar um dos lugares mais importantes do planeta e, assim, aproximar a Amazônia cada vez mais das pessoas.

Como primeira ação conjunta, foi acertada a proposta de organizar a visita de uma turma de bispos e padres católicos a uma atividade de diálogo com os cientistas no Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais e ao Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos.

O representante da articulação disse que o foco principal de ação da organização atualmente é na Amazônia onde estão desenvolvendo um processo de sensibilização e formação de lideranças nos territórios com vista a influenciar as políticas públicas, com redução do desmatamento e promoção de um desenvolvimento sustentável, com respeito aos direitos dos povos tradicionais e ribeirinhos.  O assessor da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, padre Marcus Barbosa, também participou do diálogo.

Fonte: CNBB

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo