Bispos do Nordeste 2 são eleitos para o Conselho Deliberativo do Movimento de Educação de Base

O bispo da Diocese de Pesqueira (PE) e secretário da CNBB Nordeste 2, dom José Luiz Ferreira Salles, e o bispo da Diocese de Campina Grande (PB), dom Dulcênio Fontes de Matos, foram eleitos para o Conselho Deliberativo do Movimento de Educação de Base (MEB). Os prelados foram escolhidos pelo Conselho Permanente da Conferência e assumirão as novas funções a partir do dia 26 de novembro, por um período de quatro anos.

Dom Dulcênio será o vice-presidente do MEB e dom José Luiz um dos membros do conselho, que terá também o arcebispo de Teresina (PI), dom Juarez Marques Souza da Silva; o bispo de Coroatá (MA), dom Sebastião Bandeira Coêlho; o bispo de Tefé (AM), dom José Altevir da Silva, CSSp; e o bispo de Goiás, dom Jeová Elias Ferreira.

Na terça-feira (10), os novos membros foram acolhidos pela atual gestão, na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF). O encontro fraterno foi coordenado pelo presidente do conselho atual, dom Armando Martin Gutiérrez, e por irmã Delci Maria Franzen, secretária executiva do MEB. Também participaram o padre Gabriele Cipriani, coordenador de projetos, e dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo emérito de Olinda e Recife.

Em um segundo momento, houve uma apresentação do MEB, fazendo-se a discussão sobre as estratégias de atuação, a partir de sua identidade estatuária. No período da tarde, houve a apresentação dos integrantes dos setores pedagógicos e administrativos da instituição, bem como suas principais atividades desenvolvidas atualmente nos projetos existentes em cinco estados, sendo eles: Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Piauí e Pernambuco. Os bispos foram atualizados dos projetos em andamento, assim como puderam sugerir ações para o futuro do MEB.

A reunião também abriu espaço para ouvir participantes de grupos de base do MEB. A educadora de projetos sociais, Elma Eloiíza de Almeida, e a participante do projeto de alfabetização de adultos, Pedrina Alves Bezerra, falaram de suas experiências vividas no MEB, a apresentando as conquistas da caminhada. A educanda fez a leitura de um breve texto para o Conselho Deliberativo, mostrando os resultados alcançados dentro de alguns meses, em um trabalho de educação de base em grupos de alfabetização de jovens e adultos do Distrito Federal.

Conheça o MEB

O MEB é uma entidade sem fins lucrativos e filantrópica na área da educação popular e assistência social. Busca contribuir para promoção humana integral e a superação da desigualdade social por meio de programas de educação popular para jovens e adultos.

Tem em sua ação um serviço de capacitação de agentes de educação de base através da rede de dioceses e paróquias, aproveitando a estrutura montada em torno dos regionais da CNBB, bem como por eventuais convênios com o governo federal e/ou estaduais, sempre com o objetivo de trabalhar na linha da Educação Popular.

Saiba mais: meb.org.br

Com informações e fotos de Fabrício Preto | POM

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo