Cinco seminaristas iniciam estágio pastoral na Arquidiocese e dois seguem para o Amazonas

No primeiro domingo da Quaresma (18/02), o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu celebração eucarística na Catedral, em Olinda, com bênção especial de envio de sete seminaristas que seguem para estágio pastoral. Os jovens concluíram o curso de Teologia na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e se preparam para a ordenação diaconal que deve acontecer ainda este ano.

Cinco seminaristas cumprirão estágio em paróquias da Arquidiocese, engajando-se nas comissões arquidiocesanas de pastoral. Dois seminaristas viajarão para o Amazonas, onde servirão na diocese de São Gabriel da Cachoeira.

O arcebispo explica que a ideia de enviar seminaristas para a Amazônia surgiu em conversa com o bispo de São Gabriel da Cachoeira, dom Edson Damian, há alguns anos. “É uma diocese de grande extensão territorial, muito pobre e em região indígena, com poucos padres para prestar atendimento à população, de modo que nossos seminaristas poderão ajudar no trabalho da diocese e crescer como missionários”, disse o arcebispo.

Escolhido para o Amazonas, o seminarista Walter Luiz Barbosa Lins estava feliz com a nova missão. Parentes e amigos participaram da missa vestidos com camiseta uniformizada – como uma torcida. “Vou com o coração aberto, com o coração disponível, para fazer nada mais do que a vontade de Deus na minha vida, porque se nossa vida não serve para servir, ela não serve de nada”, disse com humildade. E fez um apelo ao povo de Deus: “Rezem por mim, por meu trabalho e por minha santidade”, pediu.

O reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Graça, padre João Bosco, informou que hoje existem 93 jovens em formação para o ministério sacerdotal arquidiocesano, entre alunos de escolas vocacionais, do Seminário Propedêutico, em Igarassu, e do Seminário Maior, na Várzea. “O coordenador arquidiocesano de pastorais, padre Josenildo Tavares, ajudou no direcionamento de cada seminarista para uma Comissão Arquidiocesana de Pastoral”, explicou. “Alguns servirão em pastorais sociais como a de saúde, a carcerária e a de ação transformadora; outros servirão na comissão do laicato e na de missão”, concluiu.

Com estágio a ser realizado na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Olinda, o seminarista Renato Matheus comemora a escolha do local de estágio. “Eu já ajudava o pároco, monsenhor Lino Duarte, nos finais de semana, e agora passarei a morar na Paróquia para me dedicar mais e melhor à comunidade, o que me faz muito feliz”, disse o seminarista.

Da missa na Catedral, em Olinda, os seminaristas já seguiram para suas novas casas (deixaram o seminário e vão morar no local de estágio). Os dois seminaristas lotados no Amazonas deverão chegar na diocese de São Gabriel da Cachoeira na próxima quarta-feira, dia 21 de fevereiro. A ordenação diaconal está prevista, inicialmente, para julho. Até lá, os sete jovens cumprirão estágio pastoral como experiência de preparação e discernimento vocacional.

Conheça os seminaristas e seus locais de estágio pastoral:

Danilo Rogério Pereira de Vasconcelos
Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Beberibe / Recife
CAP Missão

José Vila Nova Brainer Segundo
Paróquia São Francisco de Assis – Torres Galvão / Paulista
CAP Sociais (Ação Transformadora)

Renato Matheus Sales de Deus e Melo
Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Bairro Novo / Olinda
CAP Laicato

Waldemar José do Nascimento
Paróquia Nossa senhora da Conceição Aparecida – Vila Rica / Jaboatão
CAP Sociais (Carcerária)

Ivanilson Silva de Araújo
Paróquia São Sebastião – Alto do Pascoal / Recife
CAP Sociais (Saúde)

Renan Maurício da Silva
Diocese de São Gabriel da Cachoeira (AM)

Walter Luiz Barbosa de Lins
Diocese de São Gabriel da Cachoeira (AM)

Pascom AOR

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo