Bispos do Regional NE2 da CNBB discutem a Campanha da Fraternidade 2018 no Recife

A Arquidiocese de Olinda e Recife sediou, neste final de semana (16 e 17 de fevereiro) a reunião anual do Conselho Episcopal Regional NE2 da CNBB para a abertura da Campanha da Fraternidade em nível regional. O evento contou com a presença dos 21 bispos das dioceses que compõem o Regional NE2, localizadas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que é presidente do Conselho, presidiu as solenidades que refletiram sobre o tema proposto para este ano de 2018: Fraternidade e Superação da Violência.

Na sexta-feira (16/02), à noite, a abertura solene aconteceu no auditório João Paulo II, no Colégio Salesiano, na Boa Vista, no Recife. Padres, religiosos, religiosas, seminaristas, diáconos e leigos fiéis, além dos bispos do Regional, prestigiaram uma palestra proferida pelo cônego Egídio, da equipe de Campanhas da CNBB, sobre os objetivos da CF 2018. Houve também um painel sobre a Campanha sob a ótica da Ciência Política, apresentado pelo sociólogo Tales Castro, que é professor da Unicap.

Em todas as falas, os números que se referem à criminalidade nos estados do Nordeste do Brasil são alarmantes. Na Paraíba, por exemplo, 98% dos crimes de morte violenta são cometidos contra pessoas negras. Em Pernambuco, aconteceram 5.000 homicídios no ano de 2017, maior índice em dez anos, segundo a Secretaria de Defesa Social do Estado. No Brasil, por ano, morrem mais pessoas vítimas de crime do que as que morreram vitimadas pela bomba de Nagasaki na Segunda Guerra Mundial. “É como se uma bomba atômica fosse detonada a cada ano no Brasil”, disse o cônego Egídio.

Dom Fernando Saburido, citando o Ano do Laicato, disse que o envolvimento dos leigos nas ações da Igreja é de extrema importância “porque todos somos responsáveis pelo outro”. E explicou: “O lema da CF 2018 nos lembra o que Jesus disse: ‘Vós sois todos irmãos’ e irmãos se cuidam, se amam, se unem no clamor pela justiça e pela paz”, completou o arcebispo.

Na noite de abertura, um vídeo apresentou algumas ações promotoras de dignidade e paz, realizadas no âmbito da Arquidiocese de Olinda e Recife. Um dos projetos constante no vídeo era o Movimento Pró-Criança, que prepara as crianças para uma cultura de paz por meio de aulas de dança, música, artes e esportes. Uma representação desses alunos esteve no evento, apresentando, para os bispos do Regional, o batuque e a dança do maracatu nação, o passo do frevo e uma roda de ciranda.

No sábado (17/02) pela manhã, os bispos acompanharam dom Fernando numa visita ao projeto Pequenos Profetas, que cultiva uma horta no telhado de um galpão para educar, socializar e estimular crianças a não seguir a marginalidade. Depois os bispos seguiram para a igreja das Fronteiras, que fica nas proximidades do Derby, onde dom Fernando presidiu a Eucaristia, concelebrada por bispos e padres presentes.

Na homilia feita por dom Paulo Jackson, bispo de Garanhuns e referencial para a CF 2018 no Regional NE2, os aplausos da assembleia confirmaram a seriedade e a profundidade de suas palavras. “Jesus faz comunhão de mesa com a considerada escória da humanidade, simplesmente porque só sabe amar. Acolhida, respeito e tolerância são atitudes novas, sempre acompanhadas da exigência da conversão radical. A vingança, o ódio e o ressentimento não são forças construtivas. Somente o amor e o perdão são forças criativas. Que o Senhor reconcilie nossa pátria e nos dê a graça de sermos homens e mulheres novos, convertidos e amorosos. A paz começa em você”.

Pascom AOR

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo