Celebrações especiais marcam a abertura da Semana Santa na CNBB NE2

As dioceses que compõem o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) deram início a Semana Santa com celebrações ainda mais especiais. Diante da pandemia de Covid-19, as igrejas particulares conseguiram, em torno da Eucaristia transmitida virtualmente, unir de forma real os fiéis transformando seus lares em igrejas domésticas prontas para vivenciarem a paixão, morte e ressurreição de Cristo nos próximos dias.

Na Diocese de Patos (PB), com as igrejas fechadas, o clero celebrou junto com o bispo, dom Eraldo Bispo da Silva, a solenidade do Domingo de Ramos na Catedral Nossa Senhora da Guia. Os próprios padres proclamaram as leituras, preces, salmo e o Evangelho, além de conduzirem a animação da missa e dar assistência ao presidente da celebração.

Diante de templo vazio, para os sacerdotes foi difícil em alguns momentos conter a emoção e segurar as lágrimas. Três presbíteros tiveram que acompanhar a celebração de casa assim como os demais fiéis. Todos tiveram acesso ao rito por meio das redes sociais e da emissora de rádio da diocese.

Na Arquidiocese de Olinda e Recife, além dos veículos oficiais a Rádio Jornal do Commercio também transmitiu a missa presidida pelo arcebispo, dom Fernando Saburido. Nos bancos da Catedral do Santíssimo Salvador, vazias devido aos decretos estadual e municipal que proíbem aglomerações, estavam placas com os nomes das 143 paróquias e das pastorais.

O arcebispo da Arquidiocese de Maceió, dom Antônio Muniz, aproveitou a homilia para reforçar a importância de seguir as recomendações das autoridades de saúde e destacou que é momento de cuidar do povo. “Que todos possam ouvir essas palavras, pensar em seu coração e permanecer em casa, na quarentena nesse momento oportuno para viver a fé em família”, afirmou.

Com informações da Diocese de Patos (PB), da Rádio Jornal do Commercio, dos portais NE10 e Gazetaweb

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo