Cáritas de Caicó lança podcast e amplia serviço psicológico gratuito no RN

Depois de implementar o plantão de atendimento gratuito com psicólogos via telefone e internet para todo o Brasil, a Cáritas Diocesana de Caicó (RN) expandiu sua atuação na área de saúde mental e lançou o CáritasCAST, e junto uma série de programas sobre o tema. O podcast é mais uma iniciativa da ação emergencial “É tempo de cuidar” no território da CNBB Nordeste 2.

Podcasts são uma maneira diferente de se informar com programas que podem ser ouvidos de qualquer lugar e a qualquer hora, basta ter internet para acessar as plataformas ou agregadores de áudio. No caso do CáritasCAST, os episódios são disponibilizados no Spotify, aplicativo que pode ser baixado em aparelhos com sistema Android ou iOS.

A primeira série do CáritasCAST aborda questões relacionadas ao equilíbrio emocional, sobretudo neste tempo de pandemia. Intitulada de #SaúdeMental, a sequência de episódios é apresentada pelo psicólogo João Filho, da Clínica Aequilibrium, fundada há dois anos pela Cáritas Diocesana de Caicó. Toda segunda-feira, o ouvinte pode acompanhar um novo capítulo.

O coordenador da Cáritas Diocesana de Caicó, Carlos Martins, conta que o podcast nasceu da demanda da própria sociedade que acompanha o quadro “É tempo de cuidar da saúde mental”, veiculado todos os domingos dentro do programa Fé em ação do Sistema Rural de Comunicação. O conteúdo transmitido por três rádios AM e FM da rede passou a ser disponibilizado no dia seguinte em formato de podcast.

“A ideia está sendo tão bem aceita que já estamos preparando novas séries. Uma será sobre espiritualidade com o nosso bispo, dom Antônio Carlos Cruz Santos, e outro sobre juventudes”, revela Martins. “Há um público crescente que escuta podcasts e vamos nos apropriar cada vez mais dessas ferramentas para chegar a mais pessoas”, afirma.

Parceria com a Fiocruz

Enquanto atua para ampliar a disseminação das informações relacionadas à saúde mental a toda população da Diocese de Caicó e região, a Cáritas local intensifica o atendimento psicológico gratuito a quem mais precisa. Tudo isso, graças a um projeto em parceria com a Fiocruz com foco na ampliação do plantão psicológico.

Além do quadro no rádio e do podcast, a Cáritas com a Fiocruz aumentou a capacidade no atendimento psicológico. Nos últimos três meses, o acompanhamento remoto funcionou de segunda a sexta das 14h às 17h e nos sábados das 8h às 11h. Agora, o serviço está disponível também pela manhã, das 8h às 11h, nos dias úteis.

O plantão funciona com uma equipe de oito psicólogos. Interessados no atendimento podem procurar a Clínica Aequilibrium pelo telefone (84) 99687.0022.

Foto de capa: Kaboompics .com da Pexels

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo