Bispo de Patos coloca diocese à disposição para ações de combate à Covid-19

O bispo da Diocese de Patos (PB), dom Eraldo Bispo da Silva, anunciou nesta terça (24) que as 40 paróquias do território diocesano estão à disposição das autoridades sanitárias para ações de combate ao avanço do novo coronavírus.

A Paraíba, segundo os últimos dados do governo, investiga cinco mortes por Covid-19, uma delas de uma mulher de 40 anos que estava internada no Hospital Regional de Patos. Em todo o Estado, pelo menos 25 pessoas estão internadas com suspeita da doença.

Diante desse cenário, em carta aberta as 38 secretarias municipais de saúde da área da Diocese de Patos, dom Eraldo anunciou que os espaços físicos da Igreja estão disponíveis “para efetivação de cuidados eventualmente necessários”, além da Rádio Espinhara de Patos e Pastoral da Comunicação (Pascom) que podem ajudar nas ações de prevenção.

>> Carta aberta da Diocese de Patos às secretarias municipais de saúde

Dom Eraldo também colocou a diocese à disposição para ajudar na “aquisição de material ou subsídios necessários no cumprimento dos trabalhos dos profissionais e agentes de saúde”. Na mensagem, o prelado anda reforça que vai atuar, se preciso, no “diálogo com os respectivos párocos sobre possível parceria” das igrejas com as secretarias de saúde.

“Portanto, solicito das referidas secretarias municipais de saúde informações sobre as reais necessidades e sugestões de como poderíamos ajudar com o intuito de contribuir com o espírito solidário que sugere a fé e, de modo muito particular, os apelos da Campanha da Fraternidade de 2020: ‘Viu, sentiu compaixão e cuidou dele’”, afirma dom Eraldo.

Orientações

Em comunicado direcionado ao clero, aos religiosos, diáconos e leigos, dom Eraldo anunciou a suspensão por 90 dias de todos os eventos religiosos que geram aglomeração de pessoas. As missas, portanto, deverão acontecer apenas com o celebrante e alguns auxiliares, incluindo agentes da Pascom que deverão fazer a transmissão da cerimônia.

>> Comunicações e orientações da Diocese de Patos acerca das celebrações

A nova medida também vale para “as celebrações comunitárias de outros sacramentos como Batismo e Matrimônio, Confissão e Unção dos Enfermos, podendo os mesmos serem celebrados individualmente em situação de extrema necessidade”.

Em relação às secretarias paroquiais, dom Eraldo recomenda que o atendimento seja definido pelo respectivo pároco de acordo com a realidade de cada local.

Foto: Pascom Patos

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo