Covid-19: Olinda e Recife cria comitê para proteger população em situação de rua

Uma semana após recomendar que Celebrações Eucarísticas aconteçam a portas fechadas e suspender eventos que provoquem aglomeração de pessoas, a Arquidiocese de Olinda e Recife passou a centrar esforços para proteger a população em situação de rua do novo coronavírus.

Em reunião nesta terça (24), na Cúria Metropolitana, a Igreja pernambucana criou um comitê com representantes de grupos e movimentos católicos, instituições e do poder público, e anunciou a cessão de um prédio para o atendimento das pessoas desabrigadas durante a pandemia do vírus.

O imóvel disponibilizado faz parte do espólio da Santa Casa de Misericórdia do Recife e está localizado no centro da capital pernambucana.

“A Prefeitura do Recife vai visitar o imóvel e definir se o prédio vai funcionar com consultórios ou se é melhor ser usado como ponto de distribuição de material de higiene e de limpeza”, explicou a secretária da Comissão Arquidiocesana Pastoral para a Ação Sociotransformadora, Vivian Santana.

Alimentação e higienização

Além de um polo de atendimento de saúde e orientação aos que vivem nas ruas, também foi discutida o fornecimento de refeições durante esse período de menor circulação pessoas devido à pandemia. A Prefeitura do Recife, que deverá se encarregar da distribuição do almoço, por meio dos restaurantes populares, pediu às outras entidades da sociedade civil presentes na reunião para que organizem e distribuam o café da manhã e o jantar.

O governo estadual, por sua vez, anunciou que criará três pontos de atendimento onde os beneficiários poderão tomar banho. A previsão é de que o serviço seja implementado no Recife e em Jaboatão dos Guararapes.

Participaram da reunião a secretária de Desenvolvimento Social do Recife, Ana Rita Suassuna, e o secretário executivo para a área de crianças e adolescentes da Secretaria de Desenvolvimento Social de Pernambuco, Joelson Rodrigues.

Também estiveram presentes o coordenador de pastorais da Arquidiocese de Olinda e Recife, padre Josenildo Tavares, integrantes da Santa Casa de Misericórdia do Recife, da Pastoral do Povo de Rua, do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima e o bispo auxiliar da arquidiocese, dom Limacêdo Antônio da Silva.

“Atendendo ao que nos pedem os representantes da Prefeitura do Recife e do Governo Estadual, a Igreja junto com a sociedade civil quer unificar as ações e centralizar os esforços com os grupos que já prestam assistência ao povo em situação de rua neste momento de pandemia”, disse dom Limacêdo.

O bispo ainda expressou preocupação com os migrantes venezuelanos que vivem na área central do Recife e também devem ser beneficiados com as ações do comitê criado pela Igreja.

De acordo com os últimos dados da Secretária de Saúde de Pernambuco, o Estado tem 42 casos confirmados de Covid-19 e 18 em investigação. A pasta contabiliza ainda cinco pessoas curadas. Não há registro de óbitos.

Com informações e fotos da Comissão Arquidiocesana Pastoral para Ação Sociotransformadora

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo