Beatificação de dom Helder prestes a entrar em nova fase

No dia 7 de abril de 2015, o ex-arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife e um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Helder Pessoa Camara, era declarado “Servo de Deus” pela Santa Sé. Cinco anos após, a Igreja no Brasil, em especial no Regional Nordeste 2 da CNBB, aguardam com esperança o avanço do processo de beatificação e canonização agora na etapa romana.

A Congregação para a Causa dos Santos deve, a qualquer momento, expedir o decreto de validade jurídica da Congregação para a Causa dos Santos reconhecendo que toda documentação minunciosamente estudada, na fase arquidiocesana, está de acordo com as normas da Igreja. Junto com a promulgação, Roma nomeia um relator para acompanhar a produção da biografia documentada (positio) e a defesa das virtudes praticadas por dom Helder.

Segundo o postulador da causa no âmbito arquidiocesano, frei Jociel Gomes, a redação desses novos documentos deverá ser feita por uma pessoa que, de fato, conheça profundamente a vida de dom Helder e sua espiritualidade. Esse nome, explica também o religioso, será indicado pelo atual arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

“O processo está caminhando bem e dentro do tempo previsto. Dom Helder é uma figura grandiosa se comparada a outros personagens com vidas mais simples e, por isso, há uma história densa para estudar”, afirma frei Jociel, que na etapa romana é vice-postulador auxiliando o novo postulador da causa, frei Carlo Callone.

“Em plena Semana Santa vivenciamos essa data, a qual nos recorda que devemos sempre nos unir em oração pela beatificação e canonização de dom Helder. Congratulamo-nos com a Arquidiocese de Olinda e Recife na pessoa de dom Fernando e com todos aqueles que se empenham nesta causa”, destaca o arcebispo de Natal e presidente da Comissão Especial para a Causa dos Santos na CNBB, dom Jaime Vieira Rocha.

Contribuições

O andamento do processo de beatificação, defende frei Jociel, não depende só de quem conduz os trâmites burocráticos. O religioso diz que os fiéis têm um papel de suma importância e podem ajudar recitando frequentemente a oração pedindo a intercessão de dom Helder. “No caso da graça alcançada pedimos que informem à Arquidiocese de Olinda e Recife para que a comissão possa investigar possíveis milagres”, explica.

Oração para pedir a Deus a beatificação e canonização de dom Helder Camara e alcançar graças por sua intercessão

“Ó Deus de amor e misericórdia, que destes à Igreja o Bispo Dom Helder Camara, nós vos agradecemos pelo dom de sua vida e vos bendizemos por suas virtudes. Exercendo o seu ministério em favor da justiça e da paz, e dedicando sua missão à causa dos pobres, imitou o Bom Pastor que deu a vida por suas ovelhas. Vós que prometestes glorificar aqueles que vos servirem, dignai-vos glorifica-lo com a honra dos altares e, por sua intercessão, dai-nos a graça que vos suplicamos (menciona-se a graça em silêncio). Fazei que, seguindo o seu exemplo, possamos testemunhar o vosso amor e a vossa misericórdia, junto aos nossos irmãos e às nossas irmãs. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao pai.

De acordo com o vice-postulador, já há relatos de pessoas em várias partes do Brasil, que alcançaram bênçãos, principalmente na área da saúde, por intercessão do Dom da Paz. “Também nessa fase é importante que quem tem uma história que viveu com dom Helder e testemunhou um gesto de virtude cristã nos relate com todos os detalhes para que possamos ilustrar o positio”, recomenda.

Os relatos podem ser enviados pelo e-mail [email protected] ou por carta para o endereço:  Palácio dos Manguinhos – Av. Rui Barbosa, 409, Graças, CEP: 52.011-400 – Recife (PE).

Outra maneira de colaborar com a beatificação de dom Helder é ajudando nas despesas com documentação, viagens e outros custos que o processo exige. Para isso, a Arquidiocese de Olinda e Recife criou uma conta bancária específica (Banco do Brasil, Agência 3108-9, Conta Corrente 37570-5, em nome de AORCANON DOM HELDER).

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo