Basílica do Carmo prepara-se para a 321ª festa da padroeira do Recife (de 1° a 16/07)

Neste mês de julho, os fiéis do Recife e região metropolitana aguardam com expectativa pelo grande dia da festa da Virgem Mãe do Carmelo, Nossa Senhora do Carmo. Como em 2017 a Igreja católica brasileira vivencia o Ano Nacional Mariano, que celebra 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, a 321ª Festa do Carmo no Recife adota o tema: “Viva a Mãe de Deus e Nossa – O Carmelo Rejubila no tricentenário do teu encontro no Solo Brasileiro”. Para apresentar a programação da festa, o frei Darcio de Azevedo Santos, reitor da Basílica do Carmo, promove na tarde de hoje, 04/07 (15h), uma coletiva de imprensa, na Basílica, no centro do Recife.  A programação da festa do Carmo é dividida em pré-festa (de 1° a 05/07) e festa (de 06 a 16/07), com missas, shows e procissão solene em homenagem à padroeira do Recife.

De acordo com o reitor da Basílica, frei Dárcio, mais de duzentos voluntários estão envolvidos na organização da festa e cerca de cinquenta frades carmelitas. A expectativa da organização da festa é alcançar um público rotativo de 200 mil devotos, como ocorreu em 2016. A pré-festa, de 1° a 05/07, conta com missas celebradas diariamente às 15h. A partir do dia 06 até o dia 14/07, a festa contará com o novenário e celebração de missas a partir das 07h.  No dia 15/07 (sábado), os devotos participam das Vésperas Solenes e a celebração das Missas acontece alternadamente na Basílica e no Claustro, de hora em hora, das 07h às 16h. No ápice da festa, o dia da padroeira, 16/07 (domingo), o bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Antônio Tourinho Neto presidirá às 10h, a missa solene no interior da basílica. À tarde, a partir das 16h, o arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido, preside a solene missa campal e em seguida, percorre as ruas do centro com a procissão de encerramento que passará pelas principais ruas do centro da cidade.

Além das homenagens na Basílica, a festa do Carmo oferece uma programação artística com atrações musicais que prometem emocionar o público, sempre no horário noturno, após a última Missa, no pátio do Carmo. Confira abaixo as apresentações que farão parte da festa:

12/07 – Los Cubanos

13/07 – Zuadores do Forró

14/07 – Padre João Carlos

15/07 – Irah Caldeira

16/07 – Padre Damião Silva e banda Capim com Mel

 História Nossa Senhora do Carmo – A festa de Nossa Senhora do Carmo é o elo com a história que vai muito além de nossa cidade. Este título, dado a Maria, mãe de Jesus, vem de um santuário antigo, situado no Monte Carmelo, região montanhosa de Israel que fica entre o Mar Mediterrâneo e as planícies de Israel. Durante os primeiros séculos do Cristianismo, monges viviam em suas cavernas como eremitas e posteriormente consagraram a Maria um santuário, originalmente, consagrado a uma divindade da fecundação. Maria passou a ser o símbolo da maternidade divina que tudo fecunda de amor. Pouco a pouco, aquela imagem da Mãe de Jesus, venerada no Monte Carmelo, passou a se chamar “Nossa Senhora do Carmo”. Esta imagem foi trazida ao Recife pelos frades da Ordem do Carmelo e o lugar central que a Basílica do Carmo ocupa na cidade e no coração dos recifenses fez de Maria nossa padroeira.

 

Serviço:
Coletiva de Imprensa da 321ª Festa do Carmo/Recife
Data: 04/07 (terça-feira), 15h.
Local: Basílica do Carmo, bairro Santo Antônio, centro do Recife
Telefone: (81) 3224-3176
Assessoria de Imprensa: Carlos Miguel – (81) 99203-9026 / Rani de Mendonça: (81) 99520-8694

Clique aqui para ver a programação completa da festa de Nossa Senhora do Carmo.

(Pascom Arquidiocese)

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo