Assembleia Arquidiocesana de Pastoral discute Iniciação à Vida Cristã e analisa planejamento pastoral 2018

Nesta sexta-feira, 24 de novembro, teve início a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que reuniu o clero da Arquidiocese de Olinda e Recife, religiosos e leigos que fazem parte das comissões de Catequese e de Liturgia das 128 paróquias na circunscrição arquidiocesana.  A Assembleia tem como objetivo avaliar o planejamento da vida pastoral desta Igreja Particular, além de sistematizar o planejamento pastoral do próximo ano, 2018. A edição de 2017 da assembleia trouxe o bispo auxiliar de Porto Alegre, dom Leomar Brustolin, para ministrar palestra intitulada Iniciação à Vida Cristã, que comentou o documento 107 da CNBB. O encontro foi sediado na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e o reitor padre Pedro Rubens deu as boas-vindas aos participantes. O Coordenador Arquidiocesano das Pastorais, padre Josenildo Tavares, fez a abertura do evento e apresentou um vídeo resumindo as atividades pastorais realizadas ao longo de 2017.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, cumprimentou os presentes, agradeceu ao reitor da Unicap pela parceria no evento, agradeceu a dom Leomar pelo convite em vir assessorar a Assembleia e compartilhou com todos a sua surpresa com a nomeação do bispo auxiliar e vigário geral da Arquidiocese, dom Antônio Tourinho Neto, para a diocese de Cruz das Almas, no recôncavo baiano. Dom Fernando destacou também as importantes contribuições que dom Antônio Tourinho vem oferecendo nos dois anos e meio de pastoreio como bispo auxiliar na Arquidiocese de Olinda e Recife: articulações para a obra da Fazenda da Esperança, acompanhamento à frente do Vicariato para a Vida Religiosa, visitas pastorais, suporte nos preparativos para o Congresso Eucarístico de 2020, dentre outras.

Durante a manhã e parte da tarde, dom Leomar Brustolin, inquietou o público presente, mostrando que às vezes, é mais importante saber perguntar do que saber responder: “A Igreja de hoje quer seguidores ou fãs?”. Como lidar com os desafios de transmitir a fé às futuras gerações? Qual é o papel atual das paróquias? Qual é o papel das escolas e universidades católicas?”. O assessor da Assembleia partilhou um pouco da experiência com a Catequese e da realidade desafiadora encontrada na arquidiocese de Porto Alegre, enfatizando que a capital gaúcha é a mais secularizada do Brasil. Dom Leomar apontou caminhos propositivos e de renovação para a Catequese no Brasil, defendendo que é necessário atender de maneira acolhedora ao povo sedento de Deus, mas também é preciso que os catequistas invistam em formação na área eclesial e na educação em comunidade. “Para transmitir Deus aos outros, carecemos de uma experiência de encontro, de uma mística, como aconteceu na passagem bíblica em que Jesus encontra a Samaritana. Era um encontro que tinha tudo para não dar certo, no entanto, houve abertura à pluralidade, ao diálogo e Jesus nos mostra o kerigma (mensagem, proclamação) neste episódio singular.” O palestrante concluiu, lembrando que na sociedade contemporânea, o desafio é humanizar a igreja, a escola e a sociedade.

Após a palestra formativa, foram repassados informes sobre o Diretório Litúrgico Sacramental da Arquidiocese de Olinda e Recife (recentemente editado pela Edições Paulinas), sobre as Diretrizes Catequéticas e sobre a abertura do Ano do Laicato. Em paralelo à Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, no final da tarde, foi oferecido aos membros das comissões de Catequese e de Liturgia que não puderam participar da formação no turno da manhã, palestra sobre a Iniciação à Vida Cristã – comentando o documento 107 da CNBB, assessorada por dom Leomar Brustolin, no auditório da paróquia da Soledade, na Boa Vista.

No sábado, 25/11 (das 08 às 12h), a programação da Assembleia prossegue no auditório G2 da Unicap, abordando o Planejamento Pastoral Arquidiocesano 2018, sendo direcionada ao clero arquidiocesano e a todos os membros das quinze Comissões Arquidiocesanas de Pastoral (CAP).

Para aqueles que não tiveram oportunidade de participar da formação ministrada por dom Leomar Brustolin, sobre o documento 107 da CNBB, “Iniciação à Vida Cristã – Itinerário para formar discípulos missionários”, uma terceira palestra será realizada no sábado, 25/11 (das 08h30 às 11h30), no auditório da paróquia de Nossa Senhora da Soledade, Boa Vista, com inscrições gratuitas. Cada paróquia pode inscrever até dois membros da comissão de catequese e dois membros da comissão de liturgia.

(Pascom Arquidiocesana)

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo