Encontram-se abertas as inscrições para o IV Seminário de Bens Culturais da Igreja, que acontece nos dias 27 e 28/10, na igreja de São Pedro dos Clérigos, no bairro de Santo Antônio, região central do Recife. Promovido pela Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Cultura e com o apoio da Irmandade São Pedro dos Clérigos, o seminário traz como tema “Preservação e Restauro – dar futuro ao passado e ao presente dos bens culturais da igreja”.
A formação é destinada ao seguinte público-alvo: padres, religiosos, seminaristas, secretárias paroquiais, membros dos conselhos administrativos das paróquias, pascom’s paroquiais, historiadores, estudantes, arquitetos, cientistas da informação, profissionais da área de preservação de patrimônio, museólogos, gestores de espaços culturais.
As inscrições podem ser realizadas por e-mail. Ao cadastrar-se, o inscrito receberá um boleto por e-mail. O boleto pago deve ser apresentado no dia do evento. O valor do investimento é de R$100,00. Informações: 3241-9663 e [email protected]
Desde 2011 à frente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Cultura, o padre Rinaldo Pereira destaca alguns dos principais feitos realizados na sua gestão: a reabertura da igreja de São Pedro dos Clérigos, organização do Arquivo da Arquidiocese (Várzea), a realização de inventários, a coleta de acervos das igrejas e espaços históricos que se encontram em processo de reforma, promoção de seminários (investimento em formação). O padre Rinaldo enfatiza que ao longo deste período, foi cultivado um bom relacionamento da Comissão de Cultura Arquidiocesana com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan, autarquia federal ligada ao MinC) e a Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco).
Uma das mais recentes conquistas da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Cultura foi a autorização do Ministério da Cultura (MinC) para a Comissão de Bens Culturais da Arquidiocese captar recursos pela Lei Rouanet, para o projeto de Restauração e Requalificação do Museus de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe). Os recursos serão captados no valor de R$ 10.414.061,32, junto à iniciativa privada e estatais. O projeto prevê a restauração e requalificação do espaço existente no Maspe, com acréscimo de área no edifício existente e construção do prédio anexo, localizado na cidade de Olinda.
Confira a programação do IV Seminário detalhada:
27/10 (sexta-feira)
Local: Igreja de São Pedro dos Clérigos, Santo Antônio, Recife
8h – credenciamento
8h15 – apresentação cultural do grupo do Instituto de Música Dom da Paz
8h30 – Apresentação das ações da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Cultura
9h- Os bens culturais da Igreja no Acordo Brasil – Santa Sé, sob a responsabilidade do assessor jurídico da CNBB de Brasília/DF, dr. Hugo Sarubby.
10h30 – Intervalo
11h – Mesa redonda: “Educação patrimonial”, com assessoria do Iphan e Fundarpe.
12h30 – intervalo
14h – Igreja de Nossa Senhora do Pilar – lugar de culto e marco de resistência, com assessoria da arquiteta do Iphan/PE, Márcia Hazin
15h – intervalo
15h30 – Laboratório de sustentabilidade, com assessoria da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Cultura
16h30 – Resultado dos trabalhos
17h – encerramento
28/10 (sábado)
08h30 – Oração da manhã
Local: igreja da Madre de Deus
9h- Oficina de zeladoria em patrimônio, com assessoria de Antônio Luíz Ramos Sarasá (Estúdio Sarasá Conservação e Restauro).
Local: Igreja de Nossa Senhora do Pilar, comunidade do Pilar, Recife Antigo.
12h – encerramento
(foto: cúpula da Igreja Nossa Senhora do Pilar/Drailton Gomes/ Texto: Pascom Arquidiocese)