Arquidiocese lança Diretório Litúrgico-Sacramental em parceria com as edições Paulinas

Na manhã desta terça-feira, 31/10, a Arquidiocese de Olinda e Recife lançou em reunião, no auditório da Cúria Metropolitana, bairro das Graças, Recife, o Diretório Litúrgico-Sacramental. O documento reúne diretrizes sobre os sacramentos da Igreja Católica, e segundo o arcebispo dom Fernando Saburido, o diretório surgiu da necessidade e do desejo de oferecer orientações sobre como celebrar bem o Mistério de Cristo na Igreja particular. Dom Fernando destacou que o objetivo do diretório é conferir maior unidade à administração dos sacramentos e ritos litúrgicos nas paróquias arquidiocesanas. Também presente à reunião, o padre Josenildo Tavares lembrou que um dos desafios é definir a estratégia de multiplicar os conteúdos do Diretório Litúrgico-Sacramental nos oito vicariatos arquidiocesanos.

Publicado pela Edições Paulinas, com tiragem inicial de 4 mil exemplares, o Diretório Litúrgico-Sacramental contou com a seguinte equipe de redação: dom Antônio Tourinho Neto (bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife), dom Genival Saraiva de França (bispo emérito da diocese de Palmares), padre Alessandro Corazza (vigário episcopal do vicariato Igarassu), padre Moisés Ferreira de Lima (presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Liturgia) e Irmã Zélia Lázaro, PDDM. Um dos redatores, o padre Moisés destacou que os sacramentos da iniciação cristã representam uma importante parte da publicação e que o diretório colabora para glorificar o Reino de Deus. O padre Alessandro Corazza comentou que o diretório é um “filho” com muitos pais e mães, pois desde 2014 o documento vem sendo discutido e debatido, acolhendo contribuições das Comissões Arquidiocesanas de Pastoral, do clero, das paróquias, da vida religiosa e de leigos atuantes nos diversos serviços litúrgicos. Desta forma, o diretório expressa e reúne os sentimentos, os apelos e a reflexão do povo de Deus de Olinda e Recife.

Na ocasião, Adelson Sobral, integrante da Comissão de Animação Bíblica  realizou a entrega à Arquidiocese de 300 bíblias e de obras de artesanato obtidos pela Maratona Bíblica, em setembro. As bíblias serão destinadas à Pastoral Carcerária e o artesanato será doado para a Fazenda da Esperança de Jaboatão. Dom Fernando agradeceu pela parceria das Paulinas e da Comissão de Animação Bíblica  e informou que espera para a edição de 2018 da Maratona Bíblica a adesão de mais vicariatos na iniciativa.

Os explemplares do Diretório Litúrgico-Sacramental encontram-se à venda na Paulinas Livraria Recife, pelo valor de R$10,00 a unidade.

 

(Pascom Arquidiocese)

 

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo