Arquidiocese irá celebrar o I Dia Mundial dos Pobres na próxima sexta-feira

O Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres, no bairro Mangabeiras, foi o local escolhido pelo arcebispo, Dom Antônio Muniz Fernandes, para no dia 17 de novembro, a partir das 18h, celebrar, com todo o povo de Deus, o I Dia Mundial dos Pobres na Arquidiocese de Maceió. A Igreja no mundo vive uma semana, 12 a 19, voltada para a caridade e a solidariedade, devido ao Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco que tem como tema central: “Não amemos com palavras, mas com obras”.

A programação no Santuário terá início, às 18h, com a Via Sacra luminosa com os moradores de rua e os pobres; às 19h o arcebispo presidirá a Santa Missa e, em seguida, será servido, pela Casa do Servo Sofredor e Casa Betânia, um jantar para os pobres e seus amigos. Os fiéis são convidados a levarem, como gesto concreto, alimentos não-perecíveis para a doação aos irmãos mais necessitados.

“Pensando no tesouro da Igreja: os pobres, o Papa Francisco instituiu esta semana como uma Jornada de ações concretas pelo mundo inteiro, que terá seu ápice no próximo domingo. Eu, em unidade ao santo padre, convoco a Igreja da Arquidiocese de Maceió: os Padres, as Paróquias, os Movimentos, as Pastorais e Organismos, as Novas Comunidades, as Congregações para trazerem, na próxima sexta-feira, os pobres e os moradores de ruas que assistem para celebrarem conosco”, oficializou a convocação o arcebispo em sua homilia durante a Missa dominical no Santuário Arquidiocesano Virgem dos Pobres, na manhã deste domingo (12).

“Vamos iniciar nossa caminhada às portas do Santuário, às 18h, com os nossos irmãos sofredores de ruas na Via Sacra, na sequência a Santa Missa e, em seguida, os homens do Juvenópolis e as mulheres da Casa Betânia estarão responsáveis por servir uma refeição, um banquete, aos pobres. Para isto contamos com as doações de todos, pois não queremos dar apenas sopa, queremos dar o melhor do que temos”, frisou dom Antônio Muniz.

A Igreja realiza de 12 a 19 de novembro, a Jornada Mundial dos Pobres, com o tema: “Não amemos com palavras, mas com obras”. Trata-se, segundo mensagem do Papa Francisco, publicada no dia 17 de junho do corrente ano, de um convite dirigido a todos, independentemente de sua crença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade.

DIA MUNDIAL DOS POBRES
O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco, na conclusão do Ano Santo extraordinário da Misericórdia, com uma Carta Apostólica intitulada “Misericórdia e misera”. A celebração, sinal concreto do Ano jubilar, se realizará no 33º Domingo do Tempo Comum, que este ano cairá dia 19 de novembro.

O papa inicia sua primeira mensagem para este dia com a citação evangélica do tema central. “Meus filhinhos, não amemos com palavras e nem com a boca, mas com obras e verdades, “deste modo, a misericórdia, que brota do coração da trindade, se concretiza e gera compaixão e obras de misericórdia pelos irmãos e irmãs mais necessitados”. E continua o santo padre: “que este dia sirva de estimulo para reagir a cultura do descarte, do desperdício e da exclusão, e assumir a cultura do encontro, com gestos concretos de oração e de caridade, para uma maior evangelização no mundo”. Os pobres – disse por fim Francisco – não são um problema, mas ‘um recurso para acolher e viver a essência do evangelho.
Leia mensagem para o I Dia Mundial dos Pobres na íntegra aqui. encurtador.com.br/hstLU

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo