Arquidiocese consulta jovens sobre sua expectativa de vida e realizações

A Arquidiocese de Olinda e Recife vai realizar no próximo sábado (15/07) um encontro para estudo do documento preparatório do Sínodo dos Bispos 2018 com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Diante dos desafios pastorais, a Igreja decidiu perguntar-se sobre como acompanhar os jovens para reconhecer e acolher o chamado ao amor e à vida em plenitude e, para isso, quer consultá-los sobre sua expectativa de vida e realizações.  O encontro vai acontecer das 9h às 12h no auditório do Colégio de São José, no bairro da Boa Vista, no Recife, com participação de bispos, jovens, clero arquidiocesano, referenciais da juventude dos vicariatos, comissões e assessores arquidiocesanos de pastoral.

No documento a ser estudado, está uma carta do Papa Francisco aos jovens, afirmando que o estudo é uma bússola para um futuro portador de realizações seguras. Segundo o Papa, é por meio de acompanhamento de guias especializados que os jovens saberão empreender um itinerário de discernimento para descobrir o projeto de Deus em suas vidas.

O encontro no Colégio São José será uma oportunidade para recolher dados, conhecer a situação dos jovens e partilhar as práticas de acompanhamento e discernimento vocacional nos movimentos e paróquias. Além do estudo do documento neste dia, está sendo feita uma consulta por meio de site na internet http://youth.synod2018.va, com um questionário sobre as expectativas e as realidades vividas pelos jovens. As respostas dos dois questionários constituirão a base para a redação do documento de trabalho que será a discussão dos padres sinodais.

Para o padre Antônio Gomes, presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Juventude, o espaço de estudo e resposta ao questionário proposto no documento é “uma excelente oportunidade de encontro e de reafirmarmos nossa opção eclesial pelas juventudes”, afirmou.

De fato, a consulta aos jovens não é novidade na Igreja. Na carta do Papa Francisco aos jovens, publicada no início do documento a ser estudado, o santo padre lembra que São Bento recomendava aos abades para consulta-los antes de toda escolha importante, porque “muitas vezes é exatamente aos mais jovens que o Senhor revela a melhor solução” (Regra de São Bento 3,3).

A expectativa da Igreja é, a partir das respostas dos jovens, construir propostas capazes de interceptar a originalidade de cada um e ajudá-los em seu desenvolvimento, inserindo-os com maior compromisso nas ações da Igreja e no projeto de salvação do Pai.

Conheça mais sobre o assunto no site www.cnbb.net.br ;

ou BAIXE AQUI  o questionário, responda e envie para o e-mail [email protected] (prazo final de envio: 31 de julho de 2017);

ou acesse o site http://youth.synod2018.va para responder o questionário (prazo final de envio: 30 de novembro de 2017).

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo