Arquidiocese conclui assembleia com planejamento pastoral para 2018

Coordenadores das comissões de pastorais da Arquidiocese de Olinda e Recife participaram, hoje (25) pela manhã, do último dia da Assembleia Arquidiocesana, na Universidade Católica de Pernambuco.

O dia foi reservado para avaliar as ações realizadas em 2017 e socializar o planejamento das comissões para 2018. Os trabalhos foram conduzidos pelo diácono Sérgio Douets, sob orientação do coordenador arquidiocesano de pastorais, padre Josenildo Tavares.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, participou dos dois dias de assembleia. “Ontem tivemos a graça de contar com a experiência de dom Leomar Brustolin que partilhou o documento 107 da CNBB, e hoje estamos discutindo nossa caminhada no ano que está terminando, planejando os passos para o ano que se aproxima”, comentou.

Sobre as realizações de 2017, dom Fernando fez uma avaliação positiva: “É claro que não foi uma caminhada perfeita porque são grandes os desafios numa arquidiocese com quatro milhões de habitantes, mas avançamos bem com os trabalhos nas comunidades, com as visitas pastorais e com a mobilização dos fiéis na participação das atividades da Igreja local”. Projetos como a construção da Fazenda da Esperança e a recuperação e crescimento da Rádio Olinda também foram lembrados pelo arcebispo. “Os dois são muito importantes para nossa Arquidiocese, para o povo de Deus, e fico feliz em poder relatar essas grandes conquistas neste ano”, disse o arcebispo.

O clero esteve presente nos dois dias de assembleia. O padre José Erinaldo, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Mangabeira, disse que a assembleia coloca a paróquia em sintonia com a Arquidiocese e esclarece o modo como se deve trabalhar, enfrentando desafios que são próprios e ao mesmo tempo semelhantes aos de outras paróquias. “É sempre uma possibilidade de transformação, é um momento de poder sentir a realidade em que se vive, é um partilhar de ideias que leva a um objetivo comum”, concluiu.

As anotações dos trabalhos de cada pastoral, discutidas da assembleia, serão publicadas em livreto para multiplicação nas paróquias e comunidades da Arquidiocese.

Pascom AOR

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo