4º CMN: metodologia propõe ressonância do Evangelho por uma Igreja em saída

4º Congresso Missionário Nacional impulsiona Igrejas no Brasil para um dinamismo de saída

por Cecília de Paiva *

Por um Brasil Missionário, a arquidiocese de Olinda e Recife reúne 700 participantes para o 4º Congresso Missionário Nacional, de 7 a 10 de setembro de 2017, no intuito de proporcionar reflexão, animação e articulação sobre a natureza missionária da Igreja e de sua tarefa evangelizadora, voltando-se aos povos e além-fronteiras. Para isso, serão realizadas diversas atividades, entre conferências, oficinas, plenárias, celebrações, caminhada dos mártires, entre outras, incluindo eventos específicos e de convivência com as famílias, as quais hospedam as delegações, conforme organizado entre paróquias e comunidades.

Toda a programação está baseada na metodologia do Ver, Julgar e Agir, iluminada pelas palavras Encontrar, Contemplar, Discernir e Compromisso, conforme apresentado pela coordenação do evento, presidida por dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar de São Luiz (MA), e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.

Baixe aqui a Programação completa

Segundo dom Esmeraldo, a perspectiva está no fortalecimento dos conselhos missionários que nessa ocasião se reúnem, “pois tudo está baseado nos Conselhos Missionários e o 4º CMN é um fruto para produzir outros frutos”, destacou após falar sobre os desafios da Igreja, frisando que sua fala é feita a partir do que se realiza no Maranhão, estado que escolheu 2018 como o ano da missionaridade, em sintonia ao 4ª CMN.

Nas palavras de padre Maurício da Silva Jardim, presidente executivo do congresso e diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), o Congresso já está nas ruas, não está mais entre os organizadores, nem somente com os participantes. “E que continue assim, para além das dioceses, pastorais, comunidades, em ressonância ao que se discutirá em todos os momentos do 4ª CMN”, espera padre Maurício ao falar sobre a expectativa da prática acerca dos desafios e do que vai ser tratado durante o evento.

O 4º CMN é promovido pelas POM em comunhão com o Conselho Missionário Nacional (Comina) e a arquidiocese de Olinda e Recife. A abertura está marcada para as 18 horas do dia 7 de setembro, no Auditório do ColégioDamas, zona norte da capital pernambucana com pronunciamentos de dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, Irmã Maria Inês Vieira, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB); dom Esmeraldo Barreto de Farias e padre Maurício da Silva Jardim.

Mais informações
Página oficial do 4º Congresso Missionário Nacional

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo