O bispo da Diocese de Mossoró (RN), dom Mariano Manzana, comemora nesta segunda-feira (26), 50 anos de vida sacerdotal. Para marcar a data, o pastor da Igreja potiguar preside Missa em Ação de Graças, às 17h30, na Catedral Santa Luzia. A liturgia será transmitia ao vivo pelo site da Rádio Rural AM 990, pela TCM Telecom TV e pelo canal da Paróquia Santa Luzia no YouTube.
Para dom Mariano, este é um dia de agradecer. “Só tenho no coração gratidão imensa pelo chamado de Deus, pelo sustento da Sua graça em responder, pelo dom da fidelidade até hoje, pelo anseio missionário que colocou em meu coração e pela confiança divina depositada em minha fraqueza humana. Obrigado Senhor, obrigado. Que possa continuar fiel até o último respiro de minha vida”, disse o bispo em suas redes sociais.
Trajetória
A caminhada de dom Mariano começou em 1959, quando ele tinha apenas 12 anos de idade e ingressou no seminário. Natural de Mori, na Itália, o então diácono foi ordenado sacerdote no dia 26 de junho de 1973, na Catedral de Trento. Quatro ano depois do início da vida sacerdotal, o padre Mariano viajou de navio por dez dias e desembarcou no Brasil para assumir a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Umarizal (RN).
Retornou para Itália em 1993 para dirigir a Casa Diocesana do Clero da Diocese de Trento e, como delegado episcopal para as Missões da Diocese de Trento, foi responsável pelo Centro Missionário. Até que, em 2004, foi eleito, pelo então Papa João Paulo II, bispo da Diocese de Mossoró, tomando posse naquele mesmo ano.
Como pastor diocesano, dom Mariano realizou entre outros feitos a criação de 19 paróquias e uma área pastoral. Além disso, ordenou 53 sacerdotes, implantou as escolas diocesanas de Formação Missionária Pe. Dário Tóboli e de Catequese Dom José Freire de Oliveira Neto. O bispo também criou a Faculdade Católica do Rio Grande do Norte e o Centro de Práticas Múltiplas Dom João da Costa.
“É um dia festivo e abençoado para todos nós da Diocese de Mossoró, para a Diocese de Trento, onde dom Mariano foi ordenado, mas é principalmente para Deus, pois Ele recebeu, há 50 anos, o ‘sim’ do então padre Mariano. Louvamos e agradecemos pelo seu contínuo esforço, zelo e dedicação e, principalmente, por ser este fiel amigo e pai espiritual que conduz amorosamente os passos de seus diocesanos em direção a Deus”, afirmou o vigário geral da Diocese de Mossoró, padre Flávio Augusto.
No Regional Nordeste 2 da CNBB, dom Mariano sempre contribuiu com a caminhada pastoral. Durante o último quadriênio 2019-2023 chegou a assumir a presidência da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética. Em setembro de 2022, o prelado completou 75 anos de vida e, como determina o Código de Direito Canônico, enviou seu pedido de renúncia ao Papa Francisco.
Com informações da Pascom Mossoró
Foto de capa: Glauber Soares