Tem início nesta segunda-feira (28), o Seminário de Mobilização e Formação para a Campanha da Fraternidade (CF) 2023 realizado pelo Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2). O encontro reunirá cerca de 100 pessoas das províncias eclesiásticas de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte no Covento Ipuarana, em Campina Grande (PB).
A CF 2023 terá como tema “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico inspirador “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). Pela terceira vez a questão da insegurança alimentar será tratada em uma CF pela Igreja no Brasil.
Para o Seminário de Mobilização e Formação da CF 2023, cada uma das 21 dioceses da CNBB NE2 puderam inscrever até quatro representantes. Além deles, o encontro também contará com a participação de um membro da Cáritas Brasileira e da Comissão Pastoral da Terra do Regional Nordeste 2. O encontro segue até terça-feira (29) e será custeado com recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).
O bispo de Garanhuns (PE) e presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, em carta enviada às dioceses, explica que este é um momento importante de preparação para melhor vivenciar a CF.
“O objetivo do seminário é conhecer e aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade 2023, articular a campanha nas dioceses e paróquias, e mobilizar as pastorais para trabalharem o referido tema”, afirma dom Paulo Jackson, que também é referencial para a Equipe de Campanhas da CNBB NE2.
O presidente da CNBB NE2 será um dos assessores do Seminário de Mobilização e Formação para a Campanha da Fraternidade 2023. Além do bispo, as formações também serão ministradas pelos padres Egídio de Carvalho e Pedro Igor Leite, ambos integrantes da Equipe de Campanhas do Regional.