Cáritas e organizações da sociedade civil realizam ato público em memória das vítimas das chuvas em Pernambuco

A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 – organismo vinculado à CNBB Nordeste 2 – junto com mais 19 entidades da sociedade civil e coletivos populares realizam o ato “1 ano de luto. 1 ano de luta”, a partir das 9h do domingo (28), no Recife (PE). A iniciativa fará memória as 134 pessoas mortas e outras 125 mil desabrigadas ou desalojadas por consequências das chuvas, que atingiram Pernambuco em maio de 2022. A mobilização também é para reivindicar aos poderes públicos o desenvolvimento de ações estruturadoras capazes de evitar novas tragédias.

“O período de inverno mal começou e as cidades da região metropolitana já estão em alerta máximo temendo uma nova tragédia. Milhares de pessoas nos territórios passaram a noite sem dormir”, afirma, em nota, as entidades envolvidas no ato.

A manifestação é mais uma ação provocada pelos moradores das áreas atingidas pelas chuvas do ano passado e que um ano depois aguardam respostas concretas para reconstruir suas vidas com dignidade. Para chamar a atenção para a emergência do tema, durante o ato os grupos farão uma caminhada pelo Bairro do Recife até a Praça do Marco Zero, um dos pontos turísticos da área portuária da cidade.

Socorro permanente

Em 2022, uma comissão da União Europeia visitou as áreas destruídas pelas chuvas | Foto: Cáritas Nordeste 2

A Cáritas tem atuado diretamente junto às famílias atingidas pelas consequências das chuvas em 2022, primeiro com intervenções emergenciais na organização de campanhas solidárias e distribuição dos donativos. Há pelo menos seis meses, o organismo e entidades parceiras também passaram a contribuir na interlocução com as prefeituras e o Governo do Estado para pedir a elaboração de políticas públicas, sobretudo, para as regiões mais vulneráveis.

“Não foi feito um plano de gestão de risco eficaz ou capacitação da população, não temos informações sobre rotas de fuga, apontando quais percursos são mais seguros em momentos de emergência e não temos abrigos predefinidos que garantam dignidade à população que porventura venha a ficar desalojada”, diz as entidades.

Integram o ato público as organizações: Habitat para a Humanidade Brasil, CAUS – Cooperativa Arquitetura Urbanismo e Sociedade, Grupo Mulher Maravilha, Praça do Cristo, Associação Gris Espaço Solidário, Fórum Popular do Rio Tejipió (FORTE), Ibura Mais Cultura, Somos Todos Muribeca, Cáritas Brasileira Regional NE2, Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec), Fórum de Mulheres de Pernambuco, Conselho Regional de Psicologia, Articulação Negra de Pernambuco – ANEPE, IBDU, OAB comissão advocacia popular, OAB comissão de direito urbanístico, CPDH, Coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste, Centro Mário de Andrade e Articulação Recife de Luta.

Arte: GT Chuvas
Foto de capa: Sumaia Villela/Agência Brasil

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo