Cáritas NE2 mobiliza comissão da União Europeia em visita às áreas atingidas por fortes chuvas em PE

A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 mobilizou a União Europeia e organizações da sociedade civil brasileira em prol das famílias atingidas pelas consequências das chuvas em Pernambuco. Durante uma semana, o grupo visitou áreas de risco, ouviu os desalojados e se reuniu com representantes dos poderes públicos com o objetivo de minimizar os efeitos da tragédia e propor soluções aos governos para a prevenção de desastres.

Depois de duas semanas com registros de chuvas fortes, Pernambuco contabiliza 129 pessoas mortas vítimas de enchentes e deslizamentos de terra. Quase 130 mil desalojados ou desabrigados e 37 municípios em situação de emergência, entre eles Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e a Capital, Recife, foram os mais atingidos.

Coordenador de Respostas Rápidas para as Américas e Caribe da União Europeia, Roman Majcher, visitou algumas comunidades das três cidades. O representante da comissão estrangeira pode ver de perto as consequências de anos de omissão dos poderes públicos, mas também a atuação não só emergencial, mas também constante da Igreja.

Parte da agenda foi acompanhada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife e presidente da Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora, dom Limacêdo Antonio da Silva.

“A União Europeia é parceira da Cáritas Brasileira e da Cáritas Suíça, e esta visita foi muito importante para ouvir as pessoas, perceber os diversos problemas que as comunidades tem enfrentado nos últimos dias na cidade do Recife e região metropolitana”, afirmou a secretária-executiva da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, Neilda Pereira.

Diálogo

Após três dias de visitas, Roman Majcher se reuniu com representantes de 13 instituições filantrópicas e movimentos sociais para conhecer melhor as respostas que cada um tem dado para retomar a normalidade nos bairros afetados.

O dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ( MST), Paulo Mansan, destacou o abandono das áreas mais vulneráveis de Pernambuco. “Há um total descaso do poder público, por isso, temos atuado em frentes como as cozinhas solidárias e ações de apoio aos agricultores e à população rural, mas não é suficiente”, afirmou.

No último compromisso, Coordenador de Respostas Rápidas para as Américas e Caribe da União Europeia, Roman Majcher, e membros da Cáritas Nordeste 2 levaram as demandas e sugestões ao prefeito do Recife, João Campos, e ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Com informações e fotos da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo