Em meio às comemorações do Jubileu Diamantino, a Diocese de Campina Grande (PB) lançou, nesta terça-feira (1º), o livro “Uma História Escrita da Diocese de Campina Grande – do Concílio Vaticano II ao Jubileu Áureo”. A obra, que pode ser adquirida por R$ 25 nas paróquias da região ou na Cúria Diocesana, é o segundo volume da trilogia que conta a história da Igreja paraibana nesses quase 75 anos de evangelização.
Publicado pela Ideia Editora, o livro reúne em 238 páginas a memória da Diocese de Campina Grande, entre os anos de 1962 e 1999, resgatando o pastoreio de dom Manuel Pereira da Costa e de dom Luís Gonzaga Fernandes. Neste segundo volume, o leitor também encontra testemunhos de padres, de uma religiosa e de um leigo, que ajudam a contar essa história.
Com prefácio escrito pelo bispo emérito de Palmares (PE) e vigário geral da Arquidiocese de Maceió (AL), dom Genival Saraiva de França – filho da diocese campinense -, o livro é resultado do trabalho de um grupo de pesquisadores composto pelos sacerdotes Rômulo Remígio Viana, Fabiano Melo de Oliveira, Cristiano Joosten (In memorian), Luciano Guedes do Nascimento Silva, João Jorge Rietveld, Lorildo Soares da Silva e Acírio de Medeiros. Também colaboraram a irmã Maria do Rosário Martins Correia e o jornalista José de Arimatéia Souza.
“Estamos em ritmo de preparação para o Jubileu de nossa Diocese, entre os escritos, está o resgate de sua história até os dias atuais. Sim, a Diocese de Campina Grande, nasceu, viveu, vive e persistirá, à luz daquela fé cristã, acesa e que continua iluminando e iluminará para sempre”, afirmou o bispo de Campina Grande, dom Dulcênio Fontes de Matos, durante o lançamento do livro, no auditório do Seminário Diocesano São João Maria Vianney.
Ainda de acordo com dom Dulcênio, o novo livro registra o processo pós-conciliar em Campina Grande e expressa uma Igreja entregue à pregação do Evangelho representada pelas vozes de dom Manuel e dom Luís Gonzaga.
“A publicação deste segundo volume faz justiça merecida aos dois prelados, e, antes de mais nada, nos revela o que, verdadeiramente a Igreja quis com o Concílio Vaticano II. Por isso, caminhemos, porque o novo não nos encurrala, mas nos abre ao horizonte”, declarou o bispo.
Feira
Durante a cerimônia de lançamento do livro “Uma História Escrita da Diocese de Campina Grande – do Concílio Vaticano II ao Jubileu Áureo”, foi anunciada a realização da Maior Feira Católica do Nordeste. O evento será realizado de 10 a 13 de novembro, na Casa de Show Spazzio, em Campina Grande.
Serviço
Livro: Uma História Escrita da Diocese de Campina Grande – do Concílio Vaticano II ao Jubileu Áureo
Editora: Ideia
Páginas: 238
Valor: R$ 25
À venda na cúria e nas paróquias da Diocese de Campina Grande
Com informações da Pascom Campina Grande
Fotos: João Neto e Joaquim Urtiga