A CNBB Nordeste 2, por meio da Comissão Regional para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, realiza, nesta sexta-feira (26), a Celebração Ecumênica por ocasião da Semana de Oração pela Unidade Cristã. A cerimônia reunirá líderes e fiéis de diversas denominações do cristianismo, às 18h, na Igreja das Fronteiras, que fica no bairro da Boa Vista, área central do Recife (PE).
O evento estava marcado para acontecer na quarta-feira (24), mas foi adiado devido às fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife. A iniciativa tem o apoio do núcleo estadual do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic Pernambuco) e da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Com o tema “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça”, trecho do livro do profeta Isaías (Is 1,17) que inspira a Semana de Oração pela Unidade Cristã este ano, a liturgia terá momentos de acolhida, música, oração e leitura da bíblia. Além de representantes da Igreja Católica Apostólica Romana, participam da solenidade lideranças das igrejas Ortodoxa, Luterana, Anglicana, Presbiteriana Unida e Aliança de Batistas, que conduzirão as reflexões a partir das sagradas escrituras.
“O objetivo é a busca da unidade cristã, considerando a diversidade e particularidades das igrejas e comunidades, através da oração em comum, do estudo da Palavra e do compromisso de juntos promovermos um mundo mais justo e eco socialmente com fraternidade e paz. A Semana de Oração pela Unidade Cristã acontece antes do Pentecostes a fim de que o Espírito Santo possa nos ajudar na busca dessa unidade”, explica o padre Fábio Potiguar, articulador da Comissão Regional para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da CNBB Nordeste 2.
A escolha da Igreja das Fronteiras para acolher a celebração, de acordo com o padre, não foi por acaso. O templo, por muitos anos, foi a morada de um dos fundadores da CNBB, ex-arcebispo de Olinda e Recife e um entusiasta do diálogo entre os cristãos, o Servo de Deus, dom Helder Camara. O local, atualmente, abriga o instituto que preserva a memória e leva o nome do “Dom da Paz”.
“A Igreja das Fronteiras é o chão sagrado do dom Helder Camara, grande precursor internacional do ecumenismo. Hoje, somos todas e todos convidados para este ato de fé e fraternidade”, afirma o sacerdote.
Combate ao pecado do racismo
A Semana de Oração pela Unidade Cristã é uma tradição de mais de 100 anos coordenada, no Brasil, pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic). O organismo está disponibilizando os subsídios (clique aqui e baixe os materiais) para as celebrações, que, em 2023, foram preparados por um grupo ecumênico dos Estados Unidos, a convite do Conselho de Igrejas de Minnesota.
Segundo o padre Fábio, a realidade social de discriminação contra os negros nessa região, mas também no Brasil e em outros países, inspiraram a temática do evento deste ano. A Semana de Oração pela Unidade Cristã e contra o racismo acontece após o triste episódio dos ataques que o jogador de futebol brasileiro e atleta do Real Madri, Vinícius Júnior, sofreu recentemente, na Espanha, e ganhou repercussão mundial tamanha a violência.
“Vivemos esse problema que devemos superar em nome do Evangelho e de uma escolha entre a civilização ou a barbárie. O racismo é crime e pecado. Precisamos nos converter dessa perversidade pois somos todas e todos filhos e filhas de Deus, por isso mesmo, iguais em dignidade e devemos conviver sem nenhum tipo de preconceito e discriminação”, diz o padre.
Confira o roteiro completo da cerimônia:
18h – Canto inicial
Abertura e acolhimento
Oração inicial
Cântico
Primeira leitura: Is,1,17-18
Salmo: 133
Evangelho: Jo 17,20-23
Cântico
Partilha da Palavra
Preces
Pai-Nosso Ecumênico
Abraço da Paz
Oração da Semana de Oração pela Unidade Cristã 2023
Histórico
O Papa Leão XIII exortou em seus escritos Providae Matris (1865) e Divinum illud múnus (1897) que nos oito dias consecutivos à Solenidade de Pentecostes fosse promovida a Oração pela Unidade dos Cristãos. A data é bastante significativa e motiva as Igrejas e Comunidade Eclesiais cristãs a unirem-se a Maria e aos Apóstolos, em um cenáculo contemporâneo, para que uma vez mais o ardor da unidade de fé faça ecoar uma mesma oração: envia teu espírito Senhor e renova a face da terra.
Alguns países do hemisfério Sul mantiveram a datação da celebração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos após Pentecostes, conforme sugerido pela Comissão Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas. No Brasil, assim como em outras nações, a semana é vivida entre a Solenidade da Ascenção de Jesus e a Festa de Pentecostes, como orienta o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).
Já no hemisfério Norte, o período tradicional é de 18 a 25 de janeiro, conforme sugestão de pe. Paul Wattson, anglicano convertido ao catolicismo e grande incentivador desta Semana de Oração. Em ambos os casos, as sugestões de datas se devem ao significado simbólica de unidade que representam.
Atualmente a organização e confecção de materiais para a Semana de Oração pela Unidade é de responsabilidade de Comissão Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.
Com informações do Vatican News Foto de capa: Acerco JC Imagens/Reprodução