Jovens de Santa Rita, na Paraíba, encantam o Papa na Audiência Geral com dança e capoeira

Um grupo de jovens da cidade de Santa Rita (PB), região metropolitana de João Pessoa, chamou a atenção do Papa Francisco durante a Audiência Geral desta quarta-feira (24), que marcou o aniversário de 8 anos da encíclica Laudato ‘si. Em turnê pela Europa com o espetáculo “Laudato si’. O Espaço da Vida na Terra”, os brasileiros foram citados na saudação geral e, em seguida, encontraram pessoalmente o Pontífice.

“Saúdo cordialmente os fiéis de língua portuguesa, especialmente os peregrinos vindos de Bragança (Portugal) e de Brasília, Rio Grande do Sul, Campo Magro, Divinópolis e Marcos Moura [comunidade de Santa Rita (PB)] (Brasil). Queridos irmãos e irmãs, é o Senhor que nos sustenta no anúncio do Evangelho. Oxalá possam sentir sempre o conforto do Seu Espírito, que reconstrói a harmonia entre nós e nos abre novos caminhos de evangelização. Que Nossa Senhora proteja cada um de vocês e respectivas famílias”, disse Francisco.

Ao final da Audiência, à espera do tão aguardado encontro com o Santo Padre, o grupo com 21 integrantes cantou, dançou e jogou capoeira em pleno sagrado da Basílica de São Pedro. Uma interpretação que faz parte do espetáculo em defesa da Amazônia e da cultura dos povos originários que alimentam a casa comum para divulgar a ecologia integral que leva o nome da encíclica do Papa.

Apresentação do espetáculo “Laudato si’. O Espaço da Vida na Terra” | Fotos: Vatican Media

Uma ponte entre os afrobrasileiros de Marcos Moura – comunidade carente de Santa Rita (PB) – e os indígenas da Amazônia foi feita por Rodrigo Baima, professor de dança e idealizador do espetáculo que durou quase 2 anos para ser concluído entre viagens e pesquisas, seleções e ensaios. Um período de formação ecológica junto aos povos indígenas ganhou inclusive colaboração do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral da Santa Sé.

O resultado desse trabalho vai render um filme com previsão de ser lançado no início de 2024, segundo a diretora Lia Beltrami. O protagonista do documentário “Amazônia. The Space of Life on Earth”, Rodrigo Baima, que terá a sua história de vida retratada a exemplo de tantas outras que superam grandes dificuldades no Brasil, é também o coreógrafo do show de dança e capoeira que encantou o Papa Francisco. 

Segundo Rodrigo, eles entregaram um cocar azul ao Pontífice e cantaram o “Rap da Felicidade”, uma música dos anos 1990 dos compositores MC Doca e MC Cidinho, que segue atual com a denúncia de violência nos espaços das favelas.

A letra que diz: “Eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente na favela onde eu nasci, e poder me orgulhar e ter a consciência que o pobre tem seu lugar” é um grito pela vida e pelo respeito à dignidade humana! Rodrigo, emocionado, contou que foi chamado pelo nome pelo Papa, num encontro que viu a maioria dos jovens chorando e que, ao final, Francisco ainda agradeceu pelo testemunho num belo português: “muito obrigado!”.

“Nós precisamos cuidar do pulmão amazônico e a Laudato si’ vem exatamente com esse propósito para que o mundo e todas as pessoas do bem comum possam se voltar e ajudar esse espaço e a ecologia integral. E estar ali com o Papa, firmando esse compromisso, foi muito importante para cada menino e menina. E ele chegou a fazer uma pergunta: ‘faz horas que vocês estão ali cantando, pulando, dançando e jogando capoeira, vocês não cansam?’ E todos os jovens gritaram: ‘nãoooooo!'”, disse Rodrigo.

O projeto de grande impacto social, que envolve os jovens paraibano, é dividido em etapas: começou no Brasil, com apresentações em São Paulo, até chegar na Europa na semana passada. O grupo já fez apresentações em Roma, na Paróquia de São Pio X na última sexta-feira (19); e em Cannes, na França, no domingo (21); para em seguida encontrar o Papa, no Vaticano. Nos próximos dias, o grupo parte para um giro no norte da Itália, passando pelas cidades de Predazzo, Trento, Pordenone e Montebelluna.

Com informações do Vatican News

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo